Campo Mourão tem saldo negativo de emprego pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo o mercado de trabalho em Campo Mourão teve saldo negativo. Após fechar 382 vagas de empregos com carteira assinada em abril deste ano, agora foi a vez de maio, com 210 vagas fechadas. 

O saldo foi resultado de 329 admissões e 548 demissões ao longo do último mês. A variação da taxa de emprego em maio, em Campo Mourão, ficou em – 0,94%. Os números fazem parte dos dados consolidados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa segunda-feira (29) pelo Ministério da Economia.

Em maio do ano passado, o Caged registrou saldo positivo de 122 postos de trabalho com carteira assinada no município. O fechamento de vagas de emprego na cidade tem reflexos da pandemia do coronavírus (Covid-19). Somente no comércio, por exemplo, a Acicam estima mais de mil demissões desde o início da pandemia, em março. Vagas foram fechadas em outros segmentos também, como na construção civil e prestação de serviços. 

No acumulado de 2020, entre janeiro e maio deste ano, Campo Mourão soma 3.179 admissões contra 3.520  demissões, um saldo negativo de -341 empregos. Ainda de acordo com os dados, janeiro teve saldo positivo de 169 empregos no município. Em fevereiro, o resultado também foi positivo, de 134 empregos com carteira. Já em março o saldo foi negativo, de -30 empregos. 

Números na região

Na região da Comcam, Ubiratã lidera a geração de empregos em maio. A cidade fechou o mês com um saldo positivo de 104 vagas. Além de Ubiratã, os únicos municípios da região que não tiveram saldo negativo foram: Boa Esperança (+1); Corumbataí do Sul  (+2) e Quinta do Sol, que apesar de não ter registrado nenhuma demissão, também não gerou nenhuma vaga. 

Emprego na Comcam

Altamira do Paraná: -1
Araruna: -10
Barbosa Ferraz : – 10
Boa Esperança:  + 1
Campina da Lagoa: -3
Campo Mourão: -219
Corumbataí do Sul: +2
Engenheiro Beltrão: -24
Farol: -2
Fênix:  -4
Goioerê: -22
Iretama: -25
Janiópolis: -1
Juranda: -9
Luiziana: -5
Mamborê:  -6
Moreira Sales:  -8
Nova Cantu: -4
Peabiru:  -3
Quarto Centenário: -8
Quinta do Sol: 0
Rancho Alegre D’Oeste: -1
Roncador: -2
Terra Boa: -10
Ubiratã: +104

Fonte: Caged/Ministério da Economia