Campo Mourão terá Festa do Carneiro no Buraco em novo formato e com shows nacionais na praça central

Com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, vereadores, deputados estadual Douglas Fabrício, empresários, entre outras lideranças, Campo Mourão fez na noite desta quinta-feira (25), no Recanto do Criador, no Parque de Exposições, o lançamento da 28ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

A iguaria foi servida para um grupo da sociedade. Na ocasião, organizadores da festa explicaram como será o evento neste ano. Ao contrário de edições anteriores, o Carneiro no Buraco terá um formato bastante diferente em 2023. O almoço não mais será centralizado no Parque de Exposições, mas sim será servido nas entidades participantes, em suas estruturas próprias, descentralizando, desta forma, o público por todo o município.

A festa será dos dias 7 a 9 de julho com dois shows gratuitos à população de renome nacional na Praça da Igreja Matriz de Campo Mourão (São José). No dia 7 se apresentará a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. Dia 8, Cezar & Paulinho. Já o almoço com a iguaria será no domingo (9 de julho), a partir das 11h30, nas entidades participantes. Em seguida, a partir das 15 horas, serão realizadas várias apresentações artísticas na praça central. Haverá uma cozinha centralizada para o preparo do Carneiro.

“A expectativa é de uma boa festa. Teremos um novo formato porque o parque passa por mudanças. Em discussão com as entidades chegamos a esta conclusão, de fazer uma cozinha única e cada entidade servir o prato dentro de sua estrutura. As entidades têm também a liberdade de fazer cada uma suas promoções no dia da festa”, explicou o prefeito Tauillo Tezelli. “É um modelo diferente. Esperamos que dê certo”, ressaltou.

O prefeito lembrou que em cidades maiores, como Londrina e Maringá, por exemplo, o poder público apenas apoia grandes eventos, que geralmente são promovidos por sociedades organizadas. “A gente confia que o trabalho das entidades vá dar certo. E dando certo a gente continua este modelo até encontrar um local adequado”, acrescentou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma, presidente da festa, destacou que o modelo é inovador. Está sendo feito baseado no festival “Campo Mourão no Prato”, realizado no início deste ano.

“Aos invés das instituições irem ao parque levando toda sua estrutura, o Carneiro é que irá às instituições”, frisou, ressaltando que cada entidade ficará livre para fazer sua parte de entretenimento no dia do almoço. “A ideia é fazer com que o turista circule pela cidade”, frisou. Azuma disse que a princípio não será realizado o tradicional Ritual do Fogo para o acendimento dos buracos para o preparo do Carneiro. “Algumas pessoas podem não gostar deste novo formato, mas temos que nos adequar aos novos tempos”, observou.

Convites do prato

O Coordenador geral de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, explicou que a partir do dia 5 de junho os convites já estarão à venda junto às entidades – Sonibram, Rotary Clube Campo Mourão, Apae, Santa Casa, Assercam, Aero Clube, Sindicato Rural, ACMS Futsal e Cachorrões do Asfalto.

Os ingressos serão comercializados a R$ 60,00 (adulto) e R$ 30,00 (crianças). Na compra do convite, o participante ganha um prato personalizado da festa. O município estuda também uma forma de disponibilizar a venda online dos ingressos para que pessoas de outras cidades tenham acesso.

“Pensando em uma comodidade e descentralização da festa ofertando à população um ambiente mais agradável estamos propondo este novo formato temporário. O importante é não deixarmos morrer esta tradicional festa que é patrimônio de Campo Mourão”, falou Santos.