Campo Mourão ultrapassa média histórica de chuva para novembro nos primeiros dias do mês
Já nos primeiros dias de novembro, o município de Campo Mourão ultrapassou a média histórica do acumulado de chuva para o mês inteiro. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), somente nos dois primeiros dias do mês, o município já tinha superado a marca de 128,8 milímetros registrada historicamente, com 147 milímetros.
Nessa terça-feira (4), o tempo deu uma trégua na cidade, porém, até o início da manhã desta quarta (5), quando voltou a chover, Campo Mourão já acumulou 155 milímetros de chuva, conforme informou o Simepar. Às 5h30 desta quarta-feira, a Estação Meteorológica da cidade registrou rajadas de vento forte, atingindo até 50,8 km/h.
Ao longo do dia, há mais previsão de chuva em Campo Mourão, que deve somar em torno de 17,2 milímetros no total. Na quinta-feira (6), não há previsão de chuva, que deve voltar na sexta (7) e no sábado (8), mas sem grandes quantidades, com 1,9 e 2,3 milímetros, respectivamente. Durante o restante da semana, as temperaturas devem oscilar de 17ºC a 29ºC.
No sábado (1º) e domingo (2), o grande acúmulo de precipitação em Campo Mourão veio acompanhado de granizo e vendaval. A condição deixou rastros de destruição, danos e prejuízos em diversos estabelecimentos públicos e privados, assim como residências.
Muitas famílias tiveram suas casas destelhadas e contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Assistência Social para o fornecimento de lonas para cobrir os móveis. A Defesa Civil Estadual informou que, pelo menos, 480 mourãoenses foram afetados.
Outros municípios da região, como Barbosa Ferraz, Quinta do Sol e Engenheiro Beltrão, também sofreram as consequências do temporal. Os gestores municipais, juntamente com o Governo do Estado, estão tomando providências para avaliar os estragos, apoiar as famílias afetadas e restabelecer os serviços essenciais. Em Campo Mourão, por exemplo, nessa terça-feira, foi oficializada a declaração de estado de calamidade pública em todo o território municipal por meio do Decreto nº 12.229/2025.
Ubiratã
Ubiratã, que faz parte da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), também já superou a média histórica de 104,8 milímetros neste mês, acumulando em novembro de 2025, até esta quarta-feira, 108,6 milímetros.

