“Carreta da Alegria” é multada e tem alvará cassado após enroscar em fiação elétrica em CM

O vídeo de um dos funcionários da “Carreta da Alegria”, retirando fiações, inclusive de alta tensão, do veículo, no fim da tarde desse domingo (4), em Campo Mourão, viralizou em grupos de Whats App, e colocou em ‘cheque’ a segurança, tanto de quem trabalha no veículo, quanto da população, que contrata o serviço com o intuito de descontração e lazer.

A carreta enroscou em fiações na esquina da Avenida Irmãos Pereira com a rua Harrison José Borges, no centro da cidade, ocasionando danos a cabos, inclusive a queda de um dos postes republicanos da iluminação pública. No momento chovia. O veículo era ocupado por algumas pessoas, que já tinham iniciado o ‘passeio’. O momento foi de tensão.

Após o enrosco aos cabos elétricos e telefônicos, funcionários que prestam o serviço subiram na cabine do veículo e, mesmo com a chuva que caia no momento, se arriscaram retirando a fiação arrebentada sem qualquer prevenção.

Após a repercussão do caso, o município divulgou uma nota pública à imprensa na manhã desta segunda-feira (4), esclarecendo que a empresa é terceirizada e descumpriu o trajeto pré estabelecido pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana na concessão do alvará.

Por isso, ao tomar conhecimento sobre o incidente que além dos danos ao patrimônio causou transtornos e risco à população, a Fiscalização do município notificou para cassação do alvará e aplicou multa de R$ 4,2 mil aos responsáveis. “Vale ressaltar que o referido veículo não faz parte do projeto Atividades Culturais Cidade Natal desenvolvido em parceria com o município”, disse a prefeitura no comunicado.

Crime

O diretor do Procon de Campo Mourão, Sidnei Jardim, também se manifestou sobre a ocorrência. Ele disse que ficou sabendo do caso por meio de vídeos que circularam em grupos de Whats App e no Facebook. “Chegando ao conhecimento do Procon, nós percebemos que essa carreta está colocando em risco a vida dos consumidores e isso é considerado crime conforme o Código de Defesa do Consumidor”, disse.

Jardim disse que o Procon abrirá um processo para apurar a situação. “Pelo vídeo, há sim responsabilidade. Aparentemente a carreta estaria fora dos padrões, e mesmo que esteja dentro dos padrões, da forma como o rapaz [funcionário] manuseou os fios elétricos colocou em risco a própria vida e a dos consumidores”, disse, ao alertar a população na escolha de serviços. “As pessoas às vezes se preocupam apenas com preço ou condição de serviços, mas nosso Código de Defesa do Consumidor também fala da condição e segurança. Diz que o fornecedor tem que oferecer produtos e serviços com segurança ao consumidor. Todo caso contrário deve ser denunciado ao Procon para as medidas cabíveis”, orientou.