Carteiras de habilitação ainda aguardam retirada no Detran de Campo Mourão

Passados dois meses após a divulgação pela TRIBUNA, ao menos cerca de 400 carteiras de habilitação ainda continuam à espera dos proprietários na 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campo Mourão para retirada. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20), pelo Detran estadual. Em novembro do ano passado, o jornal já havia noticiado a situação. Porém, mesmo assim, os condutores ainda não retiraram as CNH’s.

As carteiras foram enviadas aos endereços pelos Correios por três tentativas. Após isso seguiram ao Centro de Distribuição onde ficaram por mais 20 dias. De lá, foram devolvidas ao Detran.

“Hoje, mesmo disponível na versão digital, o documento físico não é totalmente substituível, sendo ainda necessária sua apresentação em algumas situações”, alertou o chefe do Detran de Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva. No Paraná, são cerca de 30 mil CNHs nesta situação, conforme o Detran.

Para a retirada do documento, o proprietário deve comparecer à Ciretran das 8 às 14 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Não há necessidade de agendamento de horário. É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga. Se for retirada por um representante, este deve estar com uma via de procuração reconhecida em cartório com a cópia do documento do solicitante.

Versão digital

Para ter acesso aos documentos digitais, o cidadão pode baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito do governo federal e fazer o cadastro. No processo, ele receberá um código de segurança que será validado junto ao aplicativo e, após, terá acesso aos documentos cadastrados.

Para o acesso à CNH Digital também é necessário que a versão impressa tenha o QR Code. Se a CNH foi emitida antes de maio de 2017, o porte do documento impresso ainda é necessário para fins de fiscalização.

Circular sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 232, que gera a penalidade de multa no valor de R$ 88,38, retenção de veículo e três pontos na carteira.