Casa das Fraldas de Campo Mourão lança campanha de arrecadação

Criada há 13 anos, a Casa das Fraldas São José, vinculada à Fundação Marta Kaiser, lançou uma campanha de arrecadação para doações em dinheiro para adquirir os materiais utilizados na fabricação de fraldas. Para isso, a entidade está disponibilizando uma chave Pix para as doações: CNPJ: 29.169.363/0001-37.

Conforme os organizadores, a população pode fazer a doação de qualquer valor ao “Pix Solidário”. Vale lembrar que a cada R$ 1,50 doado, uma fralda é produzida. “Colabore para ajudar a quem mais precisa”, pedem os coordenadores da ação.

A Casa das Fraldas é uma entidade sem fins lucrativos. Atua para atender as pessoas que mais precisam. Por isso, a expectativa dos organizadores é que a campanha alcance seus objetivos. Entre as entidades beneficiadas pela ação solidária está o Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana. O Hospital Santa Casa, Pastorais da Saúde, Lar Dona Jacira e Apae, também são outros diretamente beneficiados pela ação.

A campanha foi lançada em meio a dificuldade de recursos financeiros para aquisição de matérias primas utilizadas na fabricação das fraldas. Do outro lado, a demanda cada vez cresce mais. “A situação se agravou nos últimos meses com a elevação dos preços dos insumos”, explica a direção da entidade.

A Casa das Fraldas

A Casa das Fraldas de Campo Mourão está instalada na rua Edmundo Mercer. Completa em novembro de 2022, 14 anos de fundação. O projeto foi idealizado por Marta Kaiser Leitner (in memorian). A proposta inicial era mobilizar os acadêmicos de Direito do Centro Universitário Integrado a produzir cinco mil fraldas descartáveis, como atividade de responsabilidade social, numa ação temporária.

Já a primeira meta foi superada, com os acadêmicos produzindo 20.830 mil fraldas, entregues ao Lar dos Velhinhos, Lar Dona Jacira e ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão. Com o passar dos anos, o projeto, que tinha caráter temporário, foi transformado em permanente. Desde seu funcionamento, mais de dois milhões de fraldas já foram produzidas. Os materiais, são distribuídos gratuitamente à pessoas comprovadamente carentes e a instituições não governamentais de Campo Mourão e região que utilizam do produto em larga escala. Fraldas produzidas pela entidade, já foram enviadas, inclusive, para atender desabrigados de enchentes ocorridos em Santa Catarina e região serrana do Rio de Janeiro.

Por mês, a entidade produz em média, 13 mil fraldas descartáveis geriátricas. Parte da produção é destinada gratuitamente a entidades filantrópicas de Campo Mourão. Entre elas, o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, o Hospital Santa Casa, a Apae e o Lar Dona Jacira, entre outras. Nestas instituições, a fralda é um produto indispensável e consumido em larga escala.

Outro ponto que chama atenção, é que todo o trabalho feito pela entidade, é voluntário. As fraldas são fabricadas por alunos do Integrado, membros de clubes de serviços, grupos de amigos, e comunidade em geral que abraçou a causa.