Casos ativos de Covid atingem um dos menores patamares desde início da pandemia em CM

Os casos ativos da Covid-19 estão reduzindo dia após dia na cidade de Campo Mourão. Conforme último boletim informativo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 326 pessoas infectadas com potencial de transmissão. Um dos menores patamares desde o início da pandemia. Para se ter ideia, a cidade já chegou a confirmar mais de 350 novos casos de infecções em um único dia e chegou a atingir mais de 4 mil casos ativos.

Porém, a população não pode descuidar. Deve manter os protocolos de segurança para evitar a disseminação do vírus. Cuidados como distanciamento social, uso de máscara – embora haja flexibilização para esta medida-, e continuidade da utilização de álcool em gel para assepsia das mãos.

Conforme o boletim covid, divulgado na noite dessa terça-feira pela prefeitura, foram 36 novos casos confirmados de coronavírus e 86 moradores recuperados. Desde o início da pandemia, a cidade acumula 27.600 casos. 26.906 pessoas se encontram curadas. Óbitos são 368.

As internações na ala covid continuam baixas também. Até terça, apenas duas pessoas estavam internadas na enfermaria, ambas de Luiziana. Já na UTI, a taxa de ocupação é ‘zero’, ou seja, ninguém está ocupando quartos. “Embora estejamos em uma situação relativamente confortável depois de tudo que já enfrentamos, o mais prudente é não abusar. A pandemia não acabou, embora haja redução significativa dos números, o descuido pode levar o crescimento de casos novamente já que o vírus continua circulante”, alertou o chefe da 11ª Regional de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, ao comentar que as gestões municipais devem continuar com as fiscalizações para evitar abusos de moradores.

Na última semana, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, assinou decreto dispensando o uso obrigatório de máscara em espaços abertos (ao ar livre). As novas medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19 seguem o decreto do governo do Estado, em vigor desde 16 de março.

Nos espaços de acesso ao público continua mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados, conforme protocolos sanitários das secretarias de Saúde do Estado e do município.

Também está dispensado o uso as crianças menores de 12 anos. Continua obrigatório o uso de máscaras para indivíduos que apresentem sintomas da Covid-19, seja em ambientes fechados ou abertos.

Região

Na região de Campo Mourão, o vírus vem dando trégua também com a redução de confirmações. Na última semana, houve uma queda de cerca de 33% no número de casos ativos. Porém, algumas cidades ainda continuam registrando mortes, como Terra Boa (2) e Goioerê (1), as últimas registradas na Comcam. Desde o início da pandemia, a região totaliza 1.160 óbitos e pouco mais de 87,2 mil casos.

As mortes, por município, em decorrência do vírus na região, são as seguintes: Campo Mourão (368); Ubiratã (99); Goioerê (87); Terra Boa (58); Campina da Lagoa (66); Barbosa Ferraz (51); Moreira Sales (47); Peabiru (44); Araruna (41); Mamborê (36); Juranda (34); Engenheiro Beltrão (31); Roncador (24); Janiópolis (23); Iretama (22); Nova Cantu (22); Boa Esperança (21); Luiziana (16); Altamira do Paraná (13); Quinta do Sol (12); Fênix (12); Corumbataí do Sul (9); Farol (9); Rancho Alegre D’ Oeste (9); Quarto Centenário (7).