Castramóvel tem cronograma definido de agosto até fevereiro para atendimento em Campo Mourão

A Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) de Campo Mourão, divulgou um cronograma de atendimentos com castrações de cães, pelo Castramóvel do município, que vai deste mês de agosto até fevereiro de 2023. Praticamente todos os bairros da cidade serão atendidos neste período. Em agosto, serão atendidas as regiões da Vila Guarujá, Vila Carolo, Jardim Isabela, Conjunto Fortunato Perdoncini, Cidade Nova, Cidade Alta I e II, Residencial Arnaldo Bronzel e bairros adjacentes. Veja abaixo o cronograma completo.

De acordo com a PAIS, 120 animais serão castrados ainda este mês. A ação acontece em parceria com o município. Nesta sexta-feira (12), serão feitas inscrições de tutores de cães e gatos – fêmeas- na Vila Guarujá, Vila Carolo e Jardim Isabela. O atendimento será em frente a Escola Municipal Castro Alves, a partir das 9 horas.

Conforme as regras do programa municipal de castração, apenas um animal por endereço será contemplado. O pet pode ser de qualquer porte, desde que tenha idade entre 6 a 7 meses. As famílias atendidas deverão estar inscritas no Programa Bolsa Família ou ter renda máxima de até 2 salários mínimos.

Para fazer a inscrição, o morador deve apresentar RG e CPF, comprovante de residência em seu nome e comprovante de renda atualizado. As castrações nesta primeira fase serão realizadas nos dias 18 e 19 de agosto, sem custos aos beneficiários.

“Os moradores devem ficar atentos ao cronograma e atender aos requisitos do programa para serem beneficiados”, frisou a voluntária da PAIS Amanda Tonet. Segundo ele, o programa tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos em Campo Mourão. Amanda alerta ainda que os tutores devem ter a guarda responsável do animal, evitando que o bicho fique solto nas ruas ou então que abandone o mesmo, a exemplo de vários casos que vem ocorrendo na cidade.

O projeto Castramóvel entra em funcionamento dois anos depois de a prefeitura de Campo Mourão ter adquirido o veículo, em 2020, para ser utilizado em procedimentos de castração cirúrgica para o controle de natalidade de animais domiciliados e semi-domiciliados.

O trailer não motorizado é equipado para funcionar como um centro cirúrgico, para realizar serviços de castração de cães e gatos em todas as regiões do município, inclusive na zona rural, visando minimizar os impactos de abandono e maus-tratos aos animais.

Na época, o equipamento foi licitado em R$ 99 mil, adquirido com recursos do Governo Federal. O município vai disponibilizar um veículo para rebocar o trailer durante os atendimentos. A expectativa era que o serviço entrasse em funcionamento ainda naquele ano, o que não aconteceu. O Castramóvel é equipado com ar condicionado, sala pré-operatória, sala cirúrgica, sala pós-cirúrgica e banheiro. É praticamente uma clínica móvel.

Para a PAIS, o programa vai ao encontro de uma grande demanda no município, que é o controle populacional de animais. “Isso é fundamental para que possamos ter uma política pública efetiva em prol dos animais em Campo Mourão”, ressaltou Amanda. A estimativa é de que a cidade tenha entre 15 a 20 mil animais errantes e semi domiciliados nas ruas.