Católicos celebram Corpus Christi com missas e procissões

Nesta quinta-feira (16), os católicos celebram a festa de Corpus Christi, com as tradicionais missas e procissões dos fiéis em Campo Mourão e região. A celebração, uma das principais da Igreja Católica, retorna às ruas dois anos depois de ser paralisada por conta da pandemia da Covid-19.

Como fazia antes da pandemia, a Catedral de São José vai fazer os enfeites de rua e iniciar a procissão na praça, seguindo até a paróquia Santíssima Trindade – rito Ucraniano, na Avenida Manoel Mendes de Camargo, esquina com a rua São Josafat. A celebração começa a partir das 9 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Bruno Elizeu Versari.

Acompanhando a Hóstia consagrada, o percurso é feito sobre tapetes estendidos nas ruas e enfeitados com imagens de santos e outras referências religiosas. Cada paróquia fará a sua celebração, sempre no período da manhã.

No Lar Paraná, por exemplo, a paróquia Nossa Senhora do Caravaggio programou o evento para as 10 horas, enquanto no jardim Copacabana, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebrou às 8 horas.

Dom Bruno explica que a festa de Corpus Christi é instituição da Eucaristia. Lembrada sempre em uma quinta-feira em alusão ao dia da semana em que Cristo entregou aos apóstolos seu “Corpo e Sangue”.

“Todos os fiéis estão convidados a vivenciar o momento de reflexão, comunhão e partilha”, comentou o bispo. A igreja recomenda aos fiéis que façam o uso de máscara de proteção durante as celebrações por conta da pandemia.

Procissão

Na Catedral São José, após a missa das 9 horas, todos os participantes seguem em procissão até a Igreja Ucraniana, localizada na esquina da Avenida Manoel de Camargo com a Rua São Josafat. No local será montado um altar para a celebração.

O tapete, confeccionado com material TNT similar a um tecido, será estendido desde a Rua Brasil, em frente à Catedral, cruzando a Capitão Bandeira e descendo para a Manoel Mendes de Camargo, seguindo até a Igreja Ucraniana.

Corpus Christi

O Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Para os católicos, com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.