Censo: IBGE disponibiliza WhatsApp para população agendar entrevista em Campo Mourão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponibilizou um número WhatsApp para que a população ainda não recenseada – moradores não encontrados em suas residências na passagem dos recenseadores – possam ligar agendando a entrevista: o número é: (44) 9.9181-0346.

A população pode ligar para o número de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. “Os moradores que ainda não foram ouvidos pelos pesquisadores podem mandar mensagem para este número e agendar horário. Pedimos a contribuição da população”, falou o coordenador de área do IBGE em Campo Mourão, Marcos Vinicius Vicente.

Segundo ele, o Censo entrou na reta final em Campo Mourão e região, com cerca de 95% dos trabalhos concluídos. Uma das principais dificuldades, principalmente em Campo Mourão, é que os recenseadores continuam não encontrando moradores nos imóveis.

Marcos Vicente informou que pretende avançar significativamente nesta semana com os trabalhos de campo para no máximo, até o dia 18 deste mês, concluir o levantamento. “Se precisar vamos trazer recenseadores da região onde o trabalho já foi concluído para fazer uma força tarefa nesta etapa final e finalizar, no máximo, dentro das próximas duas semanas”, ressaltou.

A coleta de dados iniciou no dia 1º de agosto. Informações preliminares apontam que o quantitativo populacional nos municípios ultrapassará a última estimativa, feita em 2021. Contudo, conforme Marcos Vicente, os dados indicam que a população sofrerá redução em relação ao último Censo, realizado em 2010.

Em Campo Mourão, foram contabilizados pouco mais de 87 mil habitantes. No entanto, faltam ainda mais de 3.200 residências para serem recenseadas. Marcos Vicente voltou a afirmar que a população de Campo Mourão ultrapassará os 96 mil moradores, mas não deverá chegar a 100 mil, conforme expectativa de autoridades.

Ele reforçou o compromisso em entregar os números mais reais possíveis aos municípios. “Sabemos da importância destes dados para a região e temos ciência da seriedade deste trabalho que vem sendo feito minuciosamente em toda a região”, frisou. Em algumas cidades da Comcam o Censo já foi concluído como Corumbataí do Sul, Rancho Alegre D’Oeste e Quarto Centenário

“Nestes municípios onde já foi concluído o trabalho será feito um ‘pente fino’ (revisão dos dados coletados)”, afirmou. Conforme o IBGE, com um panorama completo, a pesquisa ajuda na construção das políticas do país. Além da contagem populacional, a pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. “Essas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados”, acrescentou Marcos Vicente.