Centro Universitário Integrado e IDR-PR preparam a 19ª Mostra Agronômica

O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), promoverão no próximo dia 5 de março, a 19ª Mostra Agronômica. Será das 9 às 17 horas. O evento se tornou tradicional no calendário da Universidade, atraindo participantes de toda a região da Comcam.

Estruturada como um dia de campo, a Mostra Agronômica é coordenada pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2). O evento reunirá acadêmicos, alunos de colégios agrícolas, produtores rurais e empresas do setor do agronegócio para troca de informações sobre as novas práticas e soluções em tecnologia rural.

De acordo com o chefe regional do IDR-PR, núcleo de Campo Mourão, para este ano estão confirmadas também a participação de vários agentes financeiros, como Banco do Brasil, Sicredi, Cresol, Sicoob, entre outros.

“Ideia é ter campos experimentais sendo analisados e estudados por professores, alunos, produtores rurais e parceiros da agropecuária regional”, falou Quadros. Várias empresas do setor do agronegócios também já confirmaram participação.

Nos dois últimos anos, devido a pandemia da Covid-19, a Mostra Agronômica foi realizada no formato online, reunindo mesmo assim diversos participantes. Até 2019, quando foi a última edição presencial, a Mostra atraiu visitantes de várias regiões, como alunos do Colégio Agrícola de Apucarana, que viajaram cerca de 150 quilômetros para participarem do evento.

A Mostra Agronômica oportuniza os acadêmicos e alunos a terem contato com a realidade do mercado de trabalho. Conforme os organizadores, ‘eventos como este são essenciais para a formação dos alunos já que eles vão interagir com o mercado de trabalho e aprender a se comunicar de maneira técnica e adequada com o futuro cliente’.

A participação de grandes empresas evidencia a importância que o evento vem ganhando a cada edição. “A ideia é fazer um grande evento com o produtor sendo atendido por profissionais que repassarão a eles novas tecnologias e metodologias. Inclusive, neste dia, o produtor pode sair da Mostra com prospecto de projetos elaborados e até uma conversa já com vendedores e técnicos que elaboram os projetos, entre outros grupos de interesse”, ressaltou o chefe regional do IDR de Campo Mourão.

Este ano, haverá ainda durante a Mostra Agronômica uma unidade com o curso de medicina veterinária do Integrado, espaço onde será tratada a questão de alimentação animal, principalmente dirigida ao gado leiteiro.

A reitora do Centro Universitário Integrado, Maria da Conceição Montans Baer, disse em edições anteriores ter esperança de que a ‘Mostra Agronômica se transforme em um verdadeiro show rural’. Ela reconhece que as empresas e os participantes de modo geral enriquecem o evento gerando oportunidades para os acadêmicos de conhecerem as tecnologias do setor.