Centros de Meteorologia emitem alerta de potencial risco de temporais em Campo Mourão e região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de potencial risco de temporais no decorrer da tarde desta sexta-feira (18) em Campo Mourão e região. Segundo o Instituto, as condições meteorológicas estão favoráveis para a formação de um novo ciclone extratropical no extremo Sul do Brasil que avançará para outras áreas como Santa Catarina e Paraná, ocasionando ventos fortes, risco de chuvas de granizo e tempestades de raio.

Em Campo Mourão, desde a manhã o clima segue bastante abafado. Rajadas de vento fortes já são registradas na região, informou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento do Paraná (Simepar). Em Ubiratã, por exemplo, as rajadas variam de 55 a 60 km/h.

“As áreas de instabilidade que se deslocam pelo Oeste e Sudoeste do Paraná já ocasionaram rajadas de vento fortes entre 55 e 60 km/h em Ubiratã e Laranjeiras do Sul. As chuvas seguem com intensidade moderada a forte sobre esses setores do Estado e até o início da tarde vão atingir o centro e o sul do Paraná”, informa o Simepar.

Conforme os modelos numéricos de previsão de tempo, a formação ciclone extratropical deve acontecer na costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. No decorrer deste sábado, a frente fria irá passar por São Paulo, sul e sudeste de Minas Gerais, além do sul e centro do Rio de Janeiro, provocando temporais.

Para esta sexta-feira estão previstos 8 milímetros de chuva em Campo Mourão. O tempo prossegue instável neste sábado (19) e domingo (20), com previsão de 2,9 mm e 10 milímetros, respectivamente. Não há previsão de queda brusca de temperatura, com máxima variando entre 25ºC a 28ºC e mínima de 14ºC a 17 ºC entre hoje até segunda-feira (21).