Cerca de 700 mesários irão atuar nas Eleições este ano em Campo Mourão

Com a proximidade das Eleições Municipais – a votação será no próximo dia 15 de novembro –, a Justiça Eleitoral segue preparando o pleito em Campo Mourão. Uma das fases é a convocação dos mesários. O edital será publicado nos próximos dias.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi, este ano cerca de 700 mesários atuarão no pleito eleitoral. Além disso, 201 colaboradores serão convocados para auxiliarem na logística. Desempenharão funções como roteirista, auxiliar de transporte, auxiliar de serviços eleitorais, fiscalização, administrativo e limpeza.

O que chama a atenção, conforme Sueli, é que dos 700 mesários convocados, apenas 20% são voluntários, um volume muito baixo considerando a proporção.  “Estamos precisando de mesários voluntários, pois ainda estamos nos prazos de justificativa”, falou Sueli. Quem quiser ser mesário voluntário pode se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na aba “Mesário Voluntário”. 

O próprio presidente do TRE/PR, desembargador Tito Campos de Paula, faz um apelo à juventude para que participe das Eleições como mesário voluntário. Ele já atuou como juiz na região de Campo Mourão. “Primeiramente eu gostaria de cumprimentar toda a população de Campo Mourão. Um povo hospitaleiro. Neste momento a Justiça Eleitoral do Paraná está precisando da colaboração dos mesários voluntários. E nós estamos trabalhando muito forte junto à juventude universitária. Sabemos que Campo Mourão tem várias faculdades e milhares de alunos. Pedimos que sejam mesários voluntários”, falou.

O desembargador lembrou sobre o aplicativo e-Título. No aplicativo o eleitor terá várias dicas sobre as eleições, aviso do local de votação, e pode ainda fazer justificativa em caso de impossibilidade de votar. Pelo e-Título é possível também se inscrever como mesário voluntário. “Reforçamos a juventude universitária que venha participar do processo eleitoral de forma voluntária, por convicção e não apenas por convocação”, ressaltou. 

Atribuições do mesário

A mesa receptora de votos é composta pelo presidente, 1º e 2º mesários e secretário.  É atribuição do mesário orientar os eleitores na fila e verificar se pertencem àquela seção, conferindo seus documentos; controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção; verificar o correto preenchimento do formulário requerimento de justificativa eleitoral; verificar se o eleitor, ao sair, recebeu o documento de identificação e o comprovante de votação; distribuir aos eleitores as senhas de entrada; entre outras obrigações.

Vantagens

O mesário desfruta de algumas vantagens como: dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; auxílio-alimentação no dia da eleição; critério de desempate para provimento de cargos, mediante concurso público, no âmbito dos tribunais eleitorais; hora extracurricular em curso superior; e isenção da taxa de inscrição em concurso público, desde que previsto no edital. Interessados podem entrar em contato no Cartório Eleitoral pelo telefone (44) 3523-2024 ou se inscrevam diretamente pelo site tre-pr.jus.br.

Quem pode ser mesário?

Eleitores com mais de 18 anos em situação regular.

Quem não pode?

* Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;

* Os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva;

* As autoridades e agentes policiais;

* Funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo;

* Os que pertencem ao quadro de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.