Cerimônia marca abertura da campanha nacional do ‘Maio Laranja’ em Campo Mourão

Uma cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Seaso) de Campo Mourão, marcou a abertura oficial no município da campanha nacional do “Maio Laranja”, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O movimento é encabeçado por toda a rede de proteção infantojuvenil, com a intenção de buscar a conscientização e o engajamento da sociedade sobre a importância da campanha.

Com a presença de representantes de diversas instâncias no município que atuam, direta ou indiretamente, no âmbito da garantia de direitos da criança e do adolescente, foram fixadas faixa alusiva à campanha e flores na cor laranja, que representa o mês de mobilização, em frente ao prédio da Seaso. A iluminação no local também ganhou a cor que representa a causa.

No decorrer deste mês, serão realizadas palestras sobre o tema em diversas instituições. Também haverá apresentação de teatro, com a peça “O segredo”, por meio do Circo Sem Lona, nas escolas Municipais Nicon Kopko, nesta quinta-feira (16), e Eroni Maciel Ribas, na sexta-feira (17).

De acordo com a conselheira tutelar Zilda Inglês Modena, nesta quarta-feira (16), as ações já iniciaram, com participação no seminário “Cuidando de quem cuida”, no Centro Universitário Integrado, o dia todo. “Todos os Conselhos Tutelares da região estão presentes”, disse, ao enfatizar que, entre outros assuntos, também está sendo abordado o tema voltado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Avanços

Em 2020, foi formalizado, em Campo Mourão, o Comitê Intersetorial da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violências, com base na Lei nº 13.431/2017 e no Decreto nº 9.603/2018. “Essa lei fala da obrigação de criar o Comitê e dentro dele definir planos de ações, notas técnicas, de como vai ser o fluxograma de atendimentos da rede e do Conselho Tutelar para atendimento da criança e do adolescente”, explicou Zilda.

Desde 2021, a Seaso também vem ampliando o diálogo e articulações com as secretarias de Educação e Saúde. A o trabalho foi realizado com a intenção de proporcionar maior especialização da rede de proteção e estruturar o serviço de escuta especializada no município.

Foram realizadas várias capacitações, mediante recursos próprios e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, para cerca de 235 profissionais das áreas de assistência social, educação, Conselho Tutelar, entidades socioassistenciais e sistema de justiça. Campo Mourão também contou com a criação de uma Central de Recebimento e Monitoramento de Denúncias, concentrando na gerência de gestão da proteção socioespecial.

Campanha

A campanha do Maio Laranja tem como slogan: “Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” e é simbolizada pela flor Gerbera. O dia 18, próximo sábado, foi a data instituída pela Lei nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesse dia, em 1973, a menina Aracelli, de 8 anos, de Vitória, no Espírito Santo, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada.

Serviço

Denúncias de casos envolvendo qualquer tipo de violação de direitos sexuais de crianças e adolescentes podem ser feitas ao Conselho Tutelar, pelo número (44) 3518-4426, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo telefone (44) 3518-4408 ou pelo WhatsApp (44) 99851-8855. É possível, ainda, denunciar diretamente no Disque 100.