Chuva com fortes ventos derruba árvores, deixa casas sem energia e assusta moradores
A tão esperada chuva finalmente chegou na tarde dessa sexta-feira (20), em Campo Mourão. Mas veio acompanhada de ventos fortes – que superaram os 60 km/h -, e queda de granizo em alguns pontos da cidade. A ventania causou a queda de pelo menos 14 árvores em diversos pontos da cidade, conforme último balanço, divulgado por volta das 21 horas, pela Secretaria de Meio Ambiente, deixando a população assustada.
A tormenta deixou centenas de residências no escuro com a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Em alguns imóveis o serviço foi restabelecido somente depois da meia-noite. A precipitação foi volumosa: 50 milímetros, informou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que tem estação meteorológica em Campo Mourão.
De acordo com o Simepar, nessa sexta foram registrados temporais nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado causados pelo ingresso de uma massa de ar fria do Sul do país que avançou sobre o Paraná. Apesar do susto, queda de árvores, interrupção do serviço de energia elétrica, e muita sujeira, não houve pessoas feridas. A Defesa Civil também não registrou destelhamento de casas em Campo Mourão.
Logo após o temporal, equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, fizeram uma força-tarefa na cidade até por volta das 21h40, removendo árvores caídas para desobstruir vias públicas. O gerente da secretaria de Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental da prefeitura do município, Daniel Vinicius, informou que desde as primeiras horas após a tempestade, foram inúmeras ligações recebidas informando a queda de árvores pela cidade.
“Imediatamente nossas equipes saíram às ruas com auxílio da Copel, que desligou as redes para remoção das árvores, e do Corpo de Bombeiros. Os trabalhos foram até pouco depois das 21 horas. Graças a Deus ninguém ficou ferido. Foi mais um susto mesmo”, disse. O gerente comentou que neste sábado (21) equipes estão de plantão para auxiliar o Corpo de Bombeiros e dar respaldo à população em caso de demanda.
De acordo com o Simepar, neste sábado, o tempo continua bastante instável no Paraná. A frente fria atua sobre o oceano, mantendo elevados os índices de instabilidade no estado. Em vários setores, as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia, acompanhadas por descargas elétricas. Apesar das chuvas previstas, a condição é de tempo abafado, principalmente no interior.
Já neste domingo (22), o tempo fica estável na maior parte do Paraná. “Um ar mais seco predomina na maior parte das regiões paranaenses, contribuindo para termos um dia com presença de pouca nebulosidade”, falou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.