Ciscomcam suspende atendimentos a pacientes de toda região por um mês 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Ciscomcam) suspendeu todos os atendimentos a pacientes da região na sede do consórcio – consultas, exames e procedimentos eletivos. Os procedimentos já agendados serão reagendados. A determinação é uma medida de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Todos os dias, um grande volume de pessoas de outros municípios circula no local em busca de atendimento médico. 

A suspensão dos serviços, conforme resolução assinada pelo presidente do consórcio, Carlos Rosa Alves, prefeito de Corumbataí do Sul, passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 22 de abril, podendo ser estendida. 

O Ciscomcam é mantido pelos 25 municípios da microrregião 12 e conta atualmente com 23 especialidades médicas credenciadas, além de laboratórios e clínicas de diagnósticos por imagens. São cerca de 600 consultas por dia, 18 mil/mês. “Pedimos a compreensão de todos, neste momento crítico temos que tomar todas as medidas de prevenção para cortar o ciclo do vírus e impedir o surgimento de casos”, falou Alves. 

De acordo com a resolução publicada, apenas o atendimento agendado de pneumologista e infectologista permanecerão em funcionamento.  O presidente determinou também a suspensão de todas as viagens de servidores do consórcio a serviço, cursos, e eventos, bem como reuniões que tenham sido agendadas, até que a pandemia de “Corona” se estabilize.

“Com a paralisação dos serviços, fica determinado que a coordenação proceda com ofício aos prestadores de serviços, informando o cancelamento das agendas e que se trata de uma situação de calamidade instalada pelo Coronavírus”, diz a resolução.

Com a paralisação dos serviços, o centro de especialidades trabalhará apenas nas questões de extrema necessidade, pontuadas pelos municípios, devendo  os pacientes serem trazidos até a sede do centro  com todas as garantias de um transporte sanitário adequado. “Deverão ser providenciados, com a devida urgência, a disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos em todos os pontos de atendimentos do consórcio”, determina o presidente.

Nos ambientes físicos do consórcio, deverão ser afixados cartazes com orientações quando às medidas profiláticas relativas ao Coronavírus. “O trabalho prestado pelos funcionários do consórcio continuarão sendo executados, sendo que após análise justificada da necessidade administrativa e, dentro da viabilidade técnica e operacional,  poderão ser suspensos, total ou parcial”, prevê a resolução. Já o laboratório continuará atendendo os exames de referência e as demandas encaminhadas pelos municípios.