CM e cidades da Comarca utilizarão 275 urnas nas Eleições do próximo domingo

Juntos, os municípios de Campo Mourão e as cidades que pertencem à Comarca – Farol, Janiópolis e Luiziana – utilizarão 275 urnas nas Eleições do próximo domingo, dia 2 de outubro.

A população irá escolher presidente da República, Governador, Senador, Deputados Federais e Deputados estaduais. O trabalho de preparação das urnas eletrônicas foi concluído na sexta-feira (23) com carga, lacração e auditorias, no Fórum Eleitoral de Campo Mourão. Participaram do processo (que teve início na quinta-feira com geração das mídias) de juízes eleitorais, Ministério Público, representantes de partidos políticos e da OAB, e comunidade em geral.

A chefe substituta do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Elaine Trevizan, informou que somente em Campo Mourão foram preparadas 228 urnas, das quais 21 são de contingência, ou seja, de reserva. No município existem 30 locais de votação. Já os municípios de Farol, Luiziana e Janiópolis, pertencentes a 183ª Eleitoral, utilizarão 47 urnas, sendo 2 de contingência.

“As urnas lacradas estão no depósito do Cartório Eleitoral e só deixarão o local somente no dia 1º (sábado), véspera das eleições para sem levadas às seções de votação”, explicou Elaine. Ela ressaltou a confiabilidade do equipamento no processo eleitoral. “Muitas notícias falsas circulam pelas redes, mas já foi comprovado que a urna é extremamente segura”, afirmou.

Em Campo Mourão são 69.061 pessoas aptas ao voto, maior número desde as eleições de 2014, quando eram 66.788. Em 2020, eleições municipais, eram 65.980 votantes. Em Farol são 2.754; Janiópolis (4.977) e Luiziana (5.766). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Comcam tem 258.339 eleitores aptos ao voto. Em relação aos últimos quatro anos, houve um crescimento de 1% no eleitorado na região, quando nas Eleições de 2018 eram 255.894 eleitores.

Elaine voltou a ressaltar que os cerca de 1.000 mesários e auxiliares que atuarão nas Eleições deste ano em Campo Mourão e municípios da Comarca devem fazer a chave Pix com o número do CPF para receberem o vale alimentação no dia do pleito. O prazo encerra nesta terça-feira (27). Neste ano, o benefício pago aos colaboradores será de R$ 45,00 por turno.

“A opção pela ferramenta Pix torna o pagamento mais ágil e simples, favorecendo o recebimento do valor pelos beneficiários sem burocracias. Conforme a Justiça Eleitoral, os colaboradores deverão ter conta em qualquer banco. Caso a chave seja outro dado, como celular ou e-mail, o beneficiário deverá cadastrar o CPF como chave”, ressalta a chefe do Cartório Eleitoral.

O procedimento de alteração/inclusão é fácil e pode ser realizado no aplicativo do banco. O número do CPF dos beneficiários deve ser informado ao Cartório Eleitoral. Caso a pessoa tenha atualizado o cadastro eleitoral recentemente, o CPF já consta no banco de dados da Justiça Eleitoral. Os valores serão creditados após a eleição. A data será divulgada posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Justiça Eleitoral lança “Operação Eleições 2022”

Garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral é o objetivo da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a partir dessa segunda-feira (26).

A ação conjunta durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 será acompanhada, em tempo real, por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das secretarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

No próximo domingo, dia 2 de outubro, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 estados e no Distrito Federal – em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.

Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados, a partir das 9h, com periodicidade de três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os trabalhos serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Indicadores 2020

Ainda segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, nas eleições municipais de 2020 foram presas 2,7 mil pessoas e apreendidos 35 menores. As principais ocorrências foram relacionadas a apreensões com destaque para material de campanha.

Do total de 94,3 mil ocorrências, 93,7 mil foram de material de campanha, 394 de veículos e 111 de armas. A segunda maior quantidade de ocorrências foi relacionada à desinformação com 8,9 mil – a maior parte de disparo de mensagem em massa (8,2 mil). As demais foram de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral, com 559, no total.

O levantamento revela ainda que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes comuns como ameaça, furto, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências.

Com relação a incidentes de segurança pública e defesa social no entorno dos locais de votação, o total de ocorrências foi de 250. Houve atendimentos de urgência e emergência, bloqueios de vias, falta de energia elétrica, incêndios e manifestações. As ocorrências de crimes contra candidatos, entre ameaças, homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal, resultaram em 172 ocorrências.