Cmeg anuncia homenagem a Lídia Camazinha de Sá

Também a advogada e administradora de empresas Lídia Camazinha de Sá será homenageada na quarta edição do evento “Mulheres que Fizeram e Fazem História”, que a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão (Cmeg) realiza em abril próximo. A data e local da solenidade ainda não foram anunciados pela entidade.

O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e a diretoria da Cmeg/Campo Mourão, que é presidida por Ester de Abreu Piacentini, já anunciou os nomes de outras três homenageadas: Márcia Cristina Sant’Ana Sampaio Renisz (da empresa “Reivos”), Tereza Maria Pazini e Assumpta Burtet Domanski (homenagem póstuma). Nos próximos dias deverão ser anunciados os nomes de outras homenageadas.

Lídia C. de Sá

A homenageada Lídia Camazinha de Sá nasceu em 15 de junho de 1950, na cidade de Floresta, no sertão de Pernambuco. Com apenas nove anos, embarcou na companhia dos pais e dois irmãos menores, em uma desafiante aventura. No caminhão coberto de lona (pau de arara), dividiam espaço, entre cocos e pássaros silvestres com destino ao Paraná. Foram dias de muito sofrimento e escassez de alimentos. E também muito frio.

Mas o conforto da sobrevivência e a esperança de uma vida melhor foram frustrados com a morte inesperada do chefe da família. Lídia de Sá, que imaginava já ter passado por todo tipo de privações, viveu a triste perda do pai. O frio já não era apenas na carne, mas também na alma.

Sem opção, foi viver com o que sobrara da família em um sítio de uma parente, em Roncador. Trabalhou na lavoura dos dez aos quinze anos. Diante da decepção no acolhimento por parte dos parentes, a pequena família decidiu mudar-se para Campo Mourão. Apesar de ter que continuar trabalhando arduamente, foram acolhidos pela cidade e pela comunidade.

Percebendo a disposição da jovem, não foram poucas as pessoas que, sensibilizadas com a situação, ofereceram inúmeras oportunidades. Lídia estudou e agarrou com unhas e dentes todas elas. Trabalhou como enfermeira e não se acomodou, seguindo em frente diante das adversidades. O sonho do curso superior foi realizado. Ela formou-se em Administração de Empresa e também em Direito. Casou-se, separou-se, porém não perdeu a essência e alegria de viver. O universo contribuiu, trazendo Luiz Carlos da Matta: o marido que veio para somar, segundo ela.

Lídia Camazinha de Sá orgulha-se ao dizer que, com muito esforço, conseguiu formar os três filhos em Medicina. Das três netas, uma também já é médica.

Evento

“Mulheres que Fizeram e Fazem História” é uma realização da Câmara da Mulher Empreendedora Gestora de Negócios de Campo Mourão, em parceria com o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac.