Codecam vai discutir tecnologia e inovação no agronegócio

A Câmara Temática do Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) vai promover, na última semana de novembro, a 2ª edição do Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), em formato on line e gratuito. A primeira edição, em agosto do ano passado, teve a participação de 400 produtores rurais e lideranças políticas, empresários e acadêmicos das instituições de ensino do município. As inscrições podem ser feitas no endereço www.fati.codecam.org.br

“Esse evento nasceu forte, em razão da importância do agronegócio para o município, e possui grande potencial de crescimento e de articulação”, afirmou o presidente do Codecam, Newton Leal. A novidade deste ano será o 1º Hackathon AgroTech 2020, voltado a fortalecer as relações entre o setor produtivo, a academia, o governo e a sociedade civil para a geração de negócios inovadores que tenham o agronegócio como pano de fundo e destinatário final.

A abertura do 2º FATI será no dia 25 de novembro, às 19h30, com palestras sobre a conectividade no campo, a aplicação de internet das coisas (IoT) e da tecnologia 4G e 5G na agricultura. Outros temas programados são a inovação como estratégia de desenvolvimento, o papel da agricultura paranaense nos cenários nacional e internacional e o que o governo do Paraná tem feito para estimular a agricultura 4.0.

De 27 a 30 o evento reunirá alunos de instituições de ensino superior de Campo Mourão, de municípios da região e de outros estados, para uma maratona de programação voltada para a busca de soluções para problemas reais do agronegócio. “Durante o I Hackathon AgroTech2020 haverá grupo de mentores para orientar as equipes de alunos”, informou o presidente.

O Sebrae e o Sindicato Rural também apoiam a organização do evento, que tem  a parceria da Coamo Agroindustrial Cooperativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da UNESPAR, da UTFPR, Unicampo, do Centro Universitário Integrado, da Unipar, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, do Governo do Paraná e do EducaInova Hub Educacional. Também conta o apoio das rádios Terra FM e Musical FM 100,9, do jornal Tribuna do Interior e do portal de notícias TáSabendo. Empresas locais como a Trucker do Agro, a ProSolus – Agricultura de Precisão e o Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia são os patrocinadores.