Colégio Estadual será um Centro de Educação Técnica

O Colégio Estadual de Campo Mourão iniciou um projeto para se tornar um Centro de Educação Técnica. O estabelecimento, que já oferece o curso Técnico em Administração Integrada e Formação de Docentes, a partir do próximo ano letivo terá também os cursos de Enfermagem, Segurança no Trabalho e Estética. Cada curso deverá oferecer, em média, 40 vagas. 

Atualmente esses três cursos são oferecidos pelo Colégio Marechal Rondon, mas serão transferidos para o Estadual para a implantação do sistema cívico-militar. Também deve ser transferido o ensino médio oferecido à noite no Rondon. “Esse é o início de uma caminhada que visa ampliar a oferta de cursos técnicos, já que existe uma demanda no mercado por formação profissional técnica”, ressaltou o diretor do colégio, Valdair da Silva.

Ele ressalta que independente da aprovação do sistema cívico-militar no Marechal Rondon, já havia uma negociação entre as duas direções e solicitação junto a Secretaria Estadual da Educação para que os cursos técnicos ficassem concentrados no Estadual. “Os cursos continuarão à noite e a estrutura e funcionamento também serão mantidos. Não é preciso construir novas salas e já estamos organizando os laboratórios”, explicou. 

O diretor enfatiza que a estrutura do Colégio Estadual é apropriada para os cursos, como salas de aulas com ar condicionado e algumas com datashow. O processo de mudança, segundo ele, será realizado em dezembro e janeiro. “Já solicitamos também para início no segundo semestre do próximo ano os cursos técnicos de Teatro e de Vendas”, afirmou o diretor. 

As matrículas para os novos cursos já estão abertas. O diretor destaca também os resultados alcançados com os cursos técnicos oferecidos no Estadual, como o de Administração, em parceria com o Sebrae. “Além de mão de obra qualificada, nos vestibulares esse grupo que fica mais tempo na escola é quem apresenta os melhores resultados”, destacou.