Coleta de eletroeletrônicos segue até esta sexta pelo IAT de Campo Mourão

Prossegue até esta sexta-feira (3), o recolhimento de lixo eletrônico pelo Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão. A ação vem sendo promovida desde a segunda-feira em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente.

A entrega dos resíduos pode ser feita pela população no escritório regional do IAT, na rua Santa Cruz, 679, área central. A campanha tem como objetivo chamar a atenção para a logística reversa desses equipamentos, política que está em fase de implantação no Estado do Paraná pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

“É uma campanha muito importante e esperamos que toda a população possa contribuir com esse cuidado ao meio ambiente. O lixo eletrônico, se depositado de maneira errada, como em aterros sanitários, oferece muitos danos como poluição, degradação do solo e da água, o que prejudica todos os paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

A campanha visa evitar que esses equipamentos sejam depositados na rua ou lançados em terrenos baldios, áreas de bota fora ou ainda encaminhados para aterros. Estes resíduos, além de possuírem componentes com valores agregados, como alumínio e outros, também possuem substâncias tóxicas.

A destinação adequada do material recolhido durante a semana será feita por instituições parceiras do IAT, que atuam em atendimento às políticas públicas de resíduos sólidos. Uma das parceiras é a Green Eletron, entidade representativa do setor de eletroeletrônicos. Ela será responsável por coletar os resíduos nos 16 Escritórios Regionais do IAT.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) define logística reversa como um instrumento para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Ações educativas

Palestras e oficinas em escolas municipais e estaduais também fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente em Campo Mourão. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a Bem Estar Animal (SEMA)

A primeira palestra sobre reciclagem e oficina de brinquedos foi realizada na Escola Mario de Miranda Quintana, com participação de 39 crianças de 5 anos. No Colégio Estadual Marechal Rondon a abordagem foi sobre “Biodigestor”, para 75 alunos do 1° ano.

Na quarta-feira (1º), em parceria com a Sanepar, alunos da Escola Manoel Bandeira receberam informações sobre o tratamento da água que abastece a cidade. Nesta quinta-feira (2), foi proferida palestra sobre maus tratos a animais para 40 crianças do CMEI Santo Antonio. Já nesta sexta-feira (3), será sobre hábitos sustentáveis na Escola Narciso, no distrito de Piquirivaí.

O encerramento da semana, no sábado (4), será marcado com a inauguração do Parque da Pedreira João Teodoro de Oliveira, no Jardim Modelo, um novo espaço de lazer e preservação ambiental. No mesmo dia haverá manejo da Estação Ecológica do Cerrado.

Quatro categorias

Os resíduos eletrônicos são divididos em quatro categorias: linha Branca: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas e afins; linha marrom: TV’s, DVD’s, CD’s, aparelhos de som e demais aparelhos de projeção e som; linha Azul: pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar e afins; e linha verde: microcomputadores, laptops, celulares, tablets e afins.