Colheita do milho 2ª safra avança na Comcam
Aos poucos, os trabalhos de colheita do milho safrinha, safra 2024/2025, seguem avançando na região de Campo Mourão. Nesta semana, a colheita avançou cinco pontos percentuais, saltando de 17% para 22% da área retirada de campo. A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) é que a Comcam tenha uma produção de 2,4 milhões de toneladas do cereal.
Os dados são do Deral, núcleo de Campo Mourão, vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Conforme o último balanço, divulgado no início desta semana, dos 460.000 hectares de milho semeados na Comcam, 101.200 foram colhidos.
Porém, os trabalhos deverão ser paralisados com as chuvas previstas para esta sexta-feira (20). Da área de milho a campo, 13% se encontram em condições ruins, 11% em condições médias e 76% em bom desenvolvimento, informou o Deral. Ainda conforme o informativo, 18% das lavouras se encontram no estágio de frutificação e 82% em maturação.
A Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral divulgou também o boletim conjuntural sobre a cultura. De acordo com o analista de milho do Deral, Edmar Wardensk Gervásio, nesta semana dobrou a área colhida de milho no Paraná em relação à semana passada. No relatório passado, a colheita estimada era de 4% de uma área total de 2,72 milhões de hectares. Já o relatório atual aponta uma colheita de 8%, o equivalente a 227 mil hectares.
“Mesmo com o clima pouco favorável ao longo da semana, houve uma janela que permitiu a continuidade da colheita. Outro ponto observado é que, nesta semana, 54% da área total já se encontra no estágio final de desenvolvimento — a maturação — e, por isso, mesmo que ocorram geadas intensas, essas áreas não devem ser impactadas de forma significativa”, observou.
No entanto, segundo Gervásio, o Paraná ainda tem 46% da área em outras fases de desenvolvimento, mais suscetíveis ao frio. Boa parte dessas áreas, porém, está localizada na região Norte, que historicamente não registra geadas intensas.