Com 91% da área em boas condições, plantio do milho 2ª safra encerra na Comcam

Até segunda-feira (4), 99% da área de milho 2ª safra havia sido implantada pelos produtores rurais na região de Campo Mourão. Considerando que se passaram quatro dias, o plantio já pode ser considerado encerrado na Comcam. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural); vinculado à Secretária da Agricultura e Abastecimento, 91% das áreas semeadas estão em boas condições de desenvolvimento, graças às chuvas frequentes das últimas semanas.

Na Comcam, a área total com milho safrinha é de 422.000 hectares. Deste total, 380.180 /há estão em boas condições de desenvolvimento e 9% situação considerada média. De acordo como levantamento, 85% da área semeada está em desenvolvimento vegetativo; 13% no estágio de floração; e 2% em germinação. Vale ressaltar que os números são referentes ao último dia 4 (segunda-feira), quando foi divulgado o último boletim agropecuário da região.

A estimativa inicial do Deral aponta para uma safra de 2.321.000 milhões de toneladas de milho na região da Comcam, caso a cultura não sofra intercorrências climáticas, como estiagem por exemplo. Caso o volume de produção se confirme, a média será de 5.500 a 6.000 kg/h.

A nível de Paraná, segundo o Deral, o plantio da segunda safra pode ser considerado encerrado também, pois 99% da área estimada está semeada. Este ano o plantio foi realizado dentro do período considerado ideal para a implantação da cultura.

Em 2021, devido ao atraso no ciclo da soja, a implantação do milho segunda safra foi prejudicada, o que causou severas perdas, em consequência de adversidades climáticas ocorridas em períodos em que as lavouras se encontravam em períodos suscetíveis.

“Para este ano a expectativa e a torcida do setor é de uma safra com produtividade dentro da média histórica, pois o Paraná vem de duas safras consecutivas de perdas (2ª safra de 2021 e 1ª safra de 2022) e isso tem impactado muito, não só os produtores de milho, como todo o setor produtor de carnes, já que o milho é a principal produto no que diz respeito ao fornecimento de ração animal no Paraná”, frisou o economista Economista Marcelo Garrido Moreira, no boletim conjuntural divulgado nesta quinta-feira (7), pelo Deral.

Soja

Assim como o milho, a colheita da soja também pode ser considerada encerrada na Comcam. Até segunda-feira (4), 99% dos 690.610 hectares já tinham sido colhidos pelos produtores. A última estimativa do Deral, publicada ainda no dia 29 de março, apontava para uma produção de 836.500 mil toneladas, enquanto no início da implantação da cultura o número era 2.382.605 milhões de toneladas.

No Paraná, dos 5,65 milhões de hectares semeados nesta safra pelos agricultores , aproximadamente 4,95 milhões foram colhidos. Esse valor equivale a 88% do total semeado. “As chuvas ocorridas nas últimas semanas têm diminuído o ritmo da colheita. A expectativa é que nas próximas semanas tenhamos a finalização dos trabalhos”, informa o boletim conjuntural desta quinta.

Segundo os técnicos do Deral, das lavouras ainda a campo, 62% estão em boas condições, 29% estão em condições medianas e 9% estão em condições consideradas ruins. Em relação às fases da cultura, cerca de 93% das lavouras a campo estão em maturação e 7% se encontram em frutificação.