Com almoço e missa, Campo Mourão comemora o padroeiro São José

Nesta terça-feira (19), é celebrado o dia de São José pela Igreja Católica, figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. O Santo é padroeiro de Campo Mourão. Portanto hoje é feriado na cidade. No município, a Catedral São José iniciou a novena ao santo desde o dia 10. Cada dia com um tema e padres diferentes.

Nesta terça, uma missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Bruno Versari, às 9 horas. Ainda, em comemoração ao padroeiro, a Igreja promoverá um almoço, no CTG Índio Bandeira, a partir das 12 horas. Acompanham o prato, arroz, maionese, farofa, pão e salada.

“A cada dia realizamos celebração à vida e ao ministério de todos os agentes de pastoral, leigos e ministros ordenados, que, ao longo destes anos foram importantes na implantação e conservação da fé em Jesus Cristo, nesta realidade paroquial, sob a intercessão do padroeiro São José”, disse o p Bispo Diocesano.

Dom Bruno ressaltou que São José foi escolhido por Deus para ser pai adotivo de Jesus, protetor do lar, responsável por guardar a família. “E, para nós, é esse o modelo de vocação, de hombridade, de trabalhador e de esposo que protege e guarda a família, que devemos nos espelhar”, afirmou.

Sobre o santo protetor de Campo Mourão e da diocese, que pouco aparece na Bíblia, o religioso disse que todos os evangelhos estão centralizados na pessoa de Jesus. Segundo ele, os evangelhos falam pouco de Maria e menos ainda de José, porque o foco é Jesus Cristo vindo ao mundo. “Temos algumas obras chamadas de evangelhos apócrifos, que nos trazem algumas informações a respeito da infância de Jesus e da vida de Maria e José, porém silencia na questão da morte de José”, falou.

De acordo com o Bispo, provavelmente ele tenha morrido na infância de Jesus. Possivelmente, quando Jesus inicia seu apostolado messiânico ele já havia morrido, pois a própria Bíblia revela que ele tinha idade avançada quando acolheu Maria como esposa, analisa o religioso. Jesus, já em sua vida pública, era reconhecido como o filho do carpinteiro. Para o Bispo, Jurandir, isso demonstra que São José atuava nessa atividade. “Mostra que São José sempre trabalhou com dedicação e senso de responsabilidade”, comentou.

Pai adotivo de Jesus por ser esposo da Virgem Maria, São José é também o padroeiro dos trabalhadores. Nos evangelhos ele aparece na infância de Jesus e sempre apresentado como um homem justo. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou a família com dignidade e exemplo.

Segundo a Bíblia, José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, pensou em abandoná-la, pois o filho não era dele e pela lei isso era punido com a morte por apedrejamento. Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus. Então José aceitou Maria como esposa e estava presente no nascimento em Belém.

São José

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março. Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. São José é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. São José é conhecido também como José de Nazaré, José, o Carpinteiro e São José Operário, por causa da sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia. Por esse motivo, no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José. De acordo com a Bíblia, José era noivo de Maria, e por ser um homem justo foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus. Para tanto, um anjo apareceu em sonhos para que ele não rejeitasse Maria, uma vez que ela apareceria grávida apesar de não ter tido relações com José. O filho de Maria era Jesus, o Filho de Deus.

Quando Jesus estava perto de nascer, José e Maria tiveram que viajar para Belém a fim de fazerem o recenseamento, conforme tinha sido obrigado pelo governo romano. Os locais para dormir estavam cheios e José teve que passar a noite numa gruta com Maria, onde nasceu Jesus. Ainda de acordo com a Bíblia, José esteve presente na criação de Jesus e sustentou sua família com o seu trabalho de carpinteiro.

Na tradição popular brasileira, no Dia de São José é comum fazer a “simpatia das frutas”, o que tem como intuito conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, esta simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento.

“São José inspira os esposos na relação a dois, uma vez que o casal é para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar. Guarda providente da Sagrada família, trabalhador incansável, presença marcante sempre junto a esposa e ao filho, assim vemos São José”, destacaram religiosos ouvidos pela TRIBUNA.

Ainda como parte da programação do Padroeiro, a Diocese do município promoveu no fim se semana a caminhada noturna “Meditando sobre as virtudes de São José”. O momento de renovação de fé e oração teve início no sábado (16), às 21h30, saindo da Paróquia Sagrada Família Cohapar, com previsão de chegar às 6h20 de domingo (17), na Catedral São José, encerrando com Santa Missa, às 7 horas.

O percurso total da caminhada teve cerca de 20 quilômetros, passando por todas as paróquias católicas de Campo Mourão. Antônio Aguilar, um dos envolvidos na organização da peregrinação, explicou que foi um momento importante para meditar sobre as virtudes de São José. “Durante a caminhada a gente falou um pouco das virtudes de São José em cada uma das paróquias por onde passou a peregrinação”, ressaltou.