Com aumento do efetivo, 11º BPM já tem resultados positivos na área da segurança pública em CM e região

O incremento de pelo menos 70 novos policiais militares ao 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão (BPM), no último mês, já tem gerado resultados positivos na área de segurança pública no município e região de abrangência do batalhão. Para se ter ideia, levantamento da PM constatou a diminuição de até 48% no número de ocorrências de crimes de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais e residenciais no segundo trimestre deste ano em relação a 2022. As informações foram repassadas com exclusividade à TRIBUNA pelo tenente Bentz, do 11º BPM.

Os novos militares foram formados na Escola de Soldados de Campo Mourão. Além disso, alguns desembarcaram à cidade vindos de quartéis de outras regionais. Com o aumento do efetivo, a população já pôde perceber, na prática, o aumento de patrulhamento pela cidade, por exemplo. Somente no chamado serviço ordinário, as rondas de rotinas da PM, os trabalhos triplicaram, segundo Bentz em relação ao segundo semestre por exemplo.

Hoje, informou, há viaturas patrulhando todos os setores da cidade ininterruptamente. Além das viaturas da jornada ordinária, o município chega a ter entre 6 a 7 viaturas, simultaneamente, fazendo o policiamento nos períodos de pico. “Em que pese o fato de ainda não estarmos disponibilizando o total de efetivo recebido pelo período de férias [de alguns policiais], já conseguimos sim dar uma boa reforçada no patrulhamento com uma ênfase muito boa nas operações de combate a repressão a estes crimes violentos que a cidade tem vivenciado ultimamente”, ressaltou o tenente, ao lembrar que os novos militares foram distribuídos em todos os 16 municípios de abrangência do 11º BPM. A previsão é que a partir do início de dezembro, 100% do efetivo esteja nas ruas.

Tenente Bentz pede a colaboração da população, principalmente em relação às abordagens policiais cotidianas. Alguns moradores, por exemplo, se sentem ofendidos ao ser abordado em via pública pelo policial. “A abordagem não deve ofender o cidadão de bem. Devido a atitudes suspeitas, o policial opta por esta abordagem. Se for uma pessoa que não tem nenhuma pendência judicial não há o que temer por que ela vai ser muito bem tratada e liberada da melhor e mais rápida maneira possível. A população tem que ter a consciência da onda de crimes que vivenciamos nas últimas semanas em Campo Mourão e, que, em virtude disso, estão sendo realizadas de forma mais intensas operações por toda a cidade”, observou.

Abordados fotografados

Bentz enfatizou que durante as abordagens, os moradores agora passaram a ser fotografados pelos policiais. As imagens serão incorporadas a um banco de dados interno da Polícia Militar, que faz parte de um sistema de monitoramento policial e do Setor de Inteligência. “Importante ressaltar que estas fotografias não são divulgadas, são para um controle interno nosso. Pedimos aos moradores para não se ofenderem e não se sentirem surpresos se o policial, na abordagem, pedir para fotografá-lo porque estas imagens, reforçando, serão para um relatório interno e nosso e o Setor de Inteligência”, explicou.

Denúncias

O policial destacou também a importância de denúncias da população à PM no combate a crimes na cidade. “Hoje dependemos disso para realizar um bom trabalho”, falou. Ele orientou que se algum morador tiver conhecimento de um vizinho que está cometendo algum crime, por exemplo, pode repassar as informações à PM pelos canis 190 ou 181. Toda denúncia é checada com o sigilo absoluto das fontes.