Com baixa participação da população, novos conselheiros são eleitos em Campo Mourão

Com baixa participação da população – dos mais de 69 mil eleitores aptos ao voto, apenas 3.800 votaram-, Campo Mourão elegeu neste domingo (1º) cinco novos conselheiros tutelares para a gestão 2024-2027. Ao todo 14 candidatos participaram do pleito.

A candidata Ronise Galdino foi a mais votada, com 558 votos. Em seguida, Maria Barbosa Palma, reeleita com 532 votos e Zilda Inglês Modena, que também buscou a reeleição atingindo 528 votos. Além delas, Valdirene Neves também foi reeleita com 473. Completando o “time” Paloma Thaís Aparecida Mendonça também conseguiu eleição, com 327 votos.

Do total de eleitores, 9 votaram em branco ou nulos. Na eleição passada, 3.518 mourãoenses foram às urnas. Os outros candidatos receberam a seguinte quantidade de votos: Luciana Bathke Maximo dos Santos (289), Ruth Moysa Gimael (268), Rafael Silvestrin Procópio (196), Reni Sminka (180), Lucineia Kondagevski Tanques Fragoso Veras (135); Gysele Rezende Santos (115), Jennyfer Francine Iora Alves (89), Solange Vieira Trinches (84) e Mislaine Narciso de Souza (49).

A eleição foi realizada das 8 às 17 horas. O pleito foi tranquilo com o resultado sendo divulgado pouco mais de uma hora após o término da votação. O Promotor de Justiça da Vara de Infância de Campo Mourão, Luciano Matheus Rahal, acompanhou o resultado e desejou um bom mandato aos eleitos.

Dos mais de 69 mil eleitores aptos ao voto em Campo Mourão, apenas 3.800 votaram

Garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Essa é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência. Os Conselhos Tutelares são diretamente vinculados às prefeituras.

O trabalho de conselheiro tutelar é de extrema importância para o município, pois são eles, em conjunto com a Rede de Proteção, que atuam para garantir os direitos fundamentais às nossas crianças e adolescentes e a oportunidade de uma vida digna com suas redes familiares e de apoio”, comenta o promotor de Justiça, Luciano Matheus Rahal.

A posse dos conselheiros eleitos para a próxima gestão será no dia 10 de janeiro de 2024.