Com baixos níveis de estoque, Hemonúcleo de Campo Mourão convoca doadores de sangue

O Hemonúcleo de Campo Mourão precisa de ajuda: os estoques de sangue estão baixos. A única fonte desse recurso essencial e sem substituto é a preocupação com o outro. Ou seja, cabe a sensibilização do doador. Com o estoque em baixa, a unidade precisa da reposição com urgência de todos os tipos sanguíneos.

A unidade vem passando por constantes problemas de falta de sangue, sendo as maiores carências para os tipos O+ e O-. Porém, no momento, há defasagem também de todos os demais tipos sanguíneos. Autoridades responsáveis pelo órgão clamam à população que se conscientize e pratique esse ato de amor e solidariedade, afinal “gentileza gera gentileza” e doação de sangue gera vida.

Para doar, basta fazer o agendamento pelo site do Hemepar: www.saude.pr.gov.br/doacao. Por meio desse link o doador poderá escolher a melhor data e horário para ir ao Hemonúcleo. Para isso é necessário informar o CPF. Os componentes de uma bolsa de sangue servem para quem está no centro cirúrgico, hemofílicos, pacientes com câncer e transplantados.

Mas, no hemonúcleo o saldo do dia não bate a meta. O nível dos estoques de sangue, hoje, está tão baixo quanto no período crítico da pandemia. No município é alto o risco de não ter sangue, por exemplo, para uma emergência. Outro problema é que o período de inverno também está afastando muitos doadores. Alguns, por causa de manifestações gripais, ficam impedidos de doar. Outros é porque não saem das suas casas mesmo por causa dos dias mais frios para fazer a doação. Com isso, os estoques ficam ainda mais baixos. Em nível crítico.

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações. O Hemonúcleo de Campo Mourão tem capacidade para atender até 60 doadores por dia. Porém o número está bastante aquém do esperado.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos não podem realizar a doação, se for a primeira vez. Jovens entre 16 e 17 anos também podem doar, mas devem estar acompanhados pelos responsáveis e ter o consentimento formal deles. O doador deve pesar no mínimo 50 quilos. Quem for doar, deve levar documento oficial com foto; não estar de jejum antes da doação. Se for doar após o almoço, o doador deve aguardar três horas para realizar a doação.