Com desfile da tropa e homenagem, Tiro de Guerra comemora aniversário de 28 anos e Dia do Soldado

Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (25), comemorou o Dia do Soldado e o aniversário do Tiro de Guerra em Campo Mourão. A instalação do TG na cidade aconteceu há 28 anos, por meio de projeto de lei do então vereador e professor, Joani Teixeira.

Mesmo com o tempo chuvoso, a tropa de atiradores fez um desfile cívico no interior do TG. O evento foi acompanhado por autoridades políticas locais e também pelo professor Joani. Atualmente, o Tiro de Guerra tem como chefe de instrução o subtenente Luciano Sganzerla e o instruto Damasia Chipoline.

Durante a solenidade, o professor Joani foi homenageado com a entrega de uma placa em reconhecimento à idealização e sua contribuição ao TG. “Nossos agradecimentos por estar sempre prontos a ajudar na nobre missão de formar cidadãos”, disse o homenageado.

No evento, o subtenente Damasia falou sobre o Dia do Soldado, lembrando do patrono do Exército, Duque de Caxias. Destacou ainda sobre os 28 anos do TG. O aniversário foi no dia 22 deste mês. O TG 05-019 forma em média 100 atiradores todos os anos. Jovens que acabaram de completar 18 anos.

O Dia do Soldado

O dia 25 de agosto foi instituído como Dia do Soldado em homenagem a Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Nascido em 25 de agosto de 1803, ele se tornou conhecido como o pacificador após sufocar muitas rebeliões contra o império.