Com leitos de UTI-Covid lotados, Campo Mourão está em alerta geral

Campo Mourão acordou em estado de alerta neste domingo (28). As notícias não são boas. Não só a UTI para casos normais, mas também a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa, voltada ao tratamento do Covid, estão lotadas. Com o aumento do contágio na região, a partir de agora, os contaminados em estado mais grave podem ser transferidos a outras cidades, como Umuarama, Cianorte, Maringá ou Paranavaí. 

E isso já aconteceu. De ontem para hoje três pacientes em estado grave foram transferidos a Paranavaí. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. A Santa Casa possui 15 leitos para Covid. Os 12 para o SUS estão preenchidos. Ainda restam três destinados a planos de saúde. “A situação é grave. Nunca antes tínhamos chegado perto deste quadro”, disse o secretário. Nesta segunda-feira (29), a prefeitura fará uma reunião com o comitê de crise Covid para analisar novas medidas restritivas.

“Infelizmente o que temíamos aconteceu. A UTI-Covid lotou. Muito triste e preocupante”, lamentou a superintendente da Santa Casa, Lucineia Scheffer

Números 

De acordo com o último “Boletim Coronavírus”, divulgado nesse sábado (27), pela prefeitura, Campo Mourão confirmou ontem, 4 novos casos de coronavírus (Covid-19), chegando a 275 casos – 160 exames oficiais e 115 ‘não oficiais’. 

Os casos suspeitos aumentaram de 95, na sexta-feira, para 116, ontem. 274 pacientes estão sendo monitorados e um total de 1.210 casos foram descartados. Já os moradores infectados curados da doença somam 202. 

“Estamos tendo uma evolução muito grande neste período e temos receio que continue no mês de julho. Pedimos apoio da comunidade para não se aglomerar e evitar festas”, alertou o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli (Cidadania).