Com matrículas da EJA abertas na região, interessados devem se atentar a prazo, alerta NRE

Com matrículas abertas desde o fim do mês passado para Educação para Jovens e Adultos (EJA), os interessados devem se atentar ao prazo de inscrição, que prossegue por mais duas semanas [encerra 20 de julho] para não perderem a oportunidade. O alerta é do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE).

A coordenadora da EJA, Katiussa Canola, do Núcleo Educação, ressalta que a EJA oferece a oportunidade de retomar e concluir os estudos do ensino fundamental II – anos finais- ou o ensino médio.

“A modalidade oferece oportunidade de conclusão dos estudos com respaldo legal, quem, por alguma situação, teve de abandonar os estudos na idade própria. Por isso é importante se ater ao prazo das matrículas para não perder esta chance”, alertou Katiussa.

Na região de Campo Mourão oferecem esta modalidade de ensino: Araruna (Colégio 29 de Novembro); Barbosa Ferraz (Colégio Luzia Garcia Villar); Campina Da Lagoa (Ceebja Emanuel); Campo Mourão (Colégio Antonio T. Oliveira, Ceebja Campo Mourão e Ivone Castanharo); Engenheiro Beltrão (Colégio Antônio Vieira); Iretama (Colégio Anibal Khury); Mamborê (Colégio Joao XXIII); Peabiru (Colégio 14 de Dezembro); Roncador (Colégio Ulysses Guimarães) e Ubiratã (Colégio Quintino Bocaiuva).

Para o Ensino Fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos. No Ensino Médio a idade mínima é 18 anos completos. O aluno que entrar no Ensino Médio pela EJA pode concluí-lo em três semestres, totalizando um ano e meio de curso, com carga horária de 25 horas/aula semanais (cerca de 5 horas diárias), de segunda a sexta-feira. Já Ensino Fundamental, o prazo é de quatro semestres. Ou seja, um ano.

Ao entrar em contato com a instituição de ensino para se matricular, o estudante será instruído a levar para a escola alguns documentos, como certidão de nascimento, RG, CPF e histórico escolar.