Com novas oportunidades de trabalho, Campo Mourão inicia 2024 com saldo positivo
O boletim mensal sobre o mercado de trabalho local, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), apontou que o município teve saldo positivo de empregos, com 67 oportunidades de trabalho na região. Os dados fornecidos pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), referentes a janeiro de 2024, revelam que foram registradas 1.144 admissões e 1.077 desligamentos.
Já em 2023 foi identificado um saldo positivo em 10 dos 12 meses no município, sendo consecutivo por nove meses, voltando a crescer em janeiro de 2024, conforme é possível observar no gráfico abaixo.
No mês de janeiro deste ano, os principais setores que possibilitaram a geração de empregos foram os de serviços, com 57 novos postos de trabalho, construção, com 41, e agropecuária, com 7. Os dados podem ser acompanhados no próximo gráfico.
Com esses resultados, Campo Mourão segue de forma semelhante à projeção nacional, que também teve destaque para o setor de serviços. Foram 80.587 postos de trabalho, seguido da indústria geral. Conforme Rosinaldo Cardoso, diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico do município, a geração de empregos impulsionada pela prestação de serviços é um ponto positivo, visto que cria oportunidades locais e estimula a circulação de renda na cidade.
Ele acrescenta, ainda, que a diversificação dos serviços também pode atrair investimentos e impulsionar setores como comércio e turismo, fortalecendo a economia local. Além disso, ao oferecer serviços essenciais, pode-se evitar migrações em busca de serviços em outros centros, ressalta o diretor.
No mês de janeiro, as atividades que mais contribuíram para a geração de empregos, foram: transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana (24 novos postos de trabalho), obras de alvenaria (20), comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação (17), outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente (15), construção de edifícios (12), atividades de atendimento hospitalar, exceto Pronto-Socorro e unidades para atendimento a urgências (12) e transporte rodoviário de carga (12).
Produção do relatório
O relatório de empregabilidade foi elaborado pelo Codecam, em parceria com a Seidec. A equipe responsável inclui a economista doutora Jackelline Favro, como Secretária Executiva do Codecam, o professor Rosinaldo Nunes Cardoso, como diretor da Seidec, e Augusto Barco Caldeira, estagiário da Seidec.