Com novidades e programação gratuita, Cultura abre Fetacam 2025 na segunda-feira
Inicia na próxima segunda-feira (13) a 22ª edição do Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam). A programação é vasta e gratuita para o público ao longo de 14 dias, finalizando no dia 26. A abertura da mostra itinerante, com o espetáculo “Alevanta Boi”, da Cia Manipuladora de Formas Etc I Tal, de Navegantes (SP), será na Praça Cidade Alta II, às 16 horas. Às 18h30, o espetáculo volta a ser apresentado na Praça do Fórum.
O evento cultural, que contará com as tradicionais mostras itinerante, oficial e paralela, assim como com ações formativas, terá novidades neste ano. Além de encantar o público com espetáculos diversificados com entrada gratuita em diversos pontos da cidade, como praças públicas, instituições escolares, Lona Cultural e, principalmente, no Teatro Municipal, os grupos de teatro também terão a oportunidade de serem avaliados tecnicamente por especialistas.
Os mediadores serão Ney Piacentini, que era de Campo Mourão e hoje trabalha com teatro em São Paulo, e Luiz Varini, de Umuarama. “Após as apresentações da mostra oficial, eles vão fazer apontamentos, como uma visão técnica, e logo depois abrem para um bate-papo com a plateia e o grupo”, explicou a coordenadora de Ação Teatral do município e organizadora do evento, Priscilla Beatriz Rodrigues.
Segundo ela, a intervenção não tem finalidade competitiva, para definir ou premiar os melhores espetáculos, como já até existiu no passado no festival. Porém é uma forma de promover maior intercâmbio entre as companhias, possibilitando, ainda, trocas e aprendizados com profissionais renomados.
O público que garantir inscrição nas ações formativas também terá a oportunidade de interagir com os artistas, pois cada um será responsável por ministrar uma das cinco oficinas. Mas os organizadores informaram que as vagas para as ações já estão quase esgotadas. Para conferir todas as formações deste ano e a disponibilidade de vagas, os interessados podem acessar aqui.

Programação das mostras
Itinerante
A mostra itinerante, com o mesmo espetáculo da abertura, continuará até a sexta-feira (17), nas escolas municipais Parigot de Souza, Constantino Lisboa de Medeiros e Maria do Carmo. A peça faz um resgate da cultura popular das histórias e cantorias de boi (boi-bumbá, bumba meu boi, boi de mamão etc).
Paralela
A mostra paralela será de 14 a 18, com seis grupos convidados de Campo Mourão, Maringá e Londrina, a fim de valorizar sobretudo os artistas locais. Algumas das apresentações serão na Casa da Cultura, outras no Teatro Municipal. Confira:
“O Sonho de Aurora” (Cia Ephémeros de Artes Cênicas – Campo Mourão): Um espetáculo infantil que transporta o público para um mundo de fantasia, nos dias 14/10 (14h) e 15/10 (20h), no Teatro Municipal.
“Aqui é Colônia…Ali é Nação…” (Núcleo Unespar de Teatro – Campo Mourão): Uma comédia ácida sobre poder e submissão, no dia 14/10 (20h), na Lona Cultural.
“Luz, Câmera… Emoção!” (Grupo Tragicom – Alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão/PR): Uma narrativa cheia de reviravoltas e números musicais, no dia 16/10 (20h), no Teatro Municipal.
“Exposição Viva – Viva a Arte de Sebastião Salgado” (Curso de Teatro/Secretaria de Cultura – Campo Mourão): Uma experiência imersiva onde a fotografia de Salgado ganha vida através da performance, no dia 17/10 (20h), na Casa da Cultura.
“Ritalino e o Quinteto Incompleto” (Palhaço Ritalino – Londrina/PR): Um espetáculo cênico-musical com banda ao vivo, no dia 18/10 (16h), no Teatro Municipal.
“Emaré – Terras de Areias Vermelhas” (Núcleo de Pesquisa Teatral Pé Vermelho – Maringá/PR): Um processo teatral que versa sobre identidade e memória, no dia 18/10 (20h), na Casa da Cultura.
Oficial
A mostra oficial será de 21 a 25 deste mês, com um espetáculo inédito em cada noite, às 20 horas, no Teatro Municipal. Os grupos de diferentes regiões do Brasil foram selecionados entre 392 inscritos interessados em participar do evento. Priscilla informou que o espetáculo previsto para o dia 24 precisou ser substituído, pois o grupo inicialmente selecionado acabou declinando da participação. Confira os participantes:
21/10: “Chão de Pequenos” (Companhia Negra de Teatro – Belo Horizonte/MG): Com 10 anos de estrada, a peça aborda temas sensíveis como abandono parental e racismo através de uma fábula emocionante.
22/10: “O Menino Sem Lugar” (Grupo Flor de Chita – Catanduva/SP): Inspirado no universo de Guimarães Rosa, o espetáculo apresenta uma jornada de descobertas com trilha sonora ao vivo.
23/10: “Dorotéia” (O Fócu Grupo de Teatro – Serra Azul/SP): Uma encenação ousada da obra clássica de Nelson Rodrigues, flertando com o grotesco.
24/10: “A Cerca” (Ceta Centro Experimental de Teatro e Artes – Nova Iguaçu/RJ): Um espetáculo que reflete sobre as barreiras (reais ou simbólicas) que separam as pessoas de uma vida digna.
25/10: “Lesados” (Gitirana Produções – Ribeirão Preto/SP): Uma incursão pelo teatro do absurdo, explorando a ansiedade e as contradições humanas contemporâneas.
Serviço
Para mais informações sobre o Fetacam, os interessados podem acessar o site: https://tinyurl.com/4f33a2rx e o perfil oficial da Secretaria Municipal de Cultura no Instagram: @secultcampomourao.

