Secretaria faz vacinação contra brucelose e intensifica visitas a produtores em Peabiru

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou nesta semana a vacinação de pelo menos 30 animais em propriedades rurais do município contra a brucelose, utilizando a vacina RB51. A ação teve como objetivo auxiliar produtores rurais na regularização de seus cadastros junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Na ocasião, uma equipe da secretaria participou de uma visita técnica a dois produtores do município que foram contemplados com um exemplar do touro da raça Purunã, dentro do programa que incentiva a disseminação da genética da raça no estado. Durante a visita, foram avaliados o manejo e o desenvolvimento dos animais, com o objetivo de elaborar um relatório de acompanhamento técnico solicitado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O prefeito de Peabiru, Marcos Lopes, reforçou que existe a preocupação constante da administração na prevenção à doença no município. “A vacinação é crucial contra a brucelose, uma zoonose que causa perdas econômicas na pecuária e riscos à saúde humana”, alertou.

A imunização, que deve ser feita entre 3 e 8 meses de idade com vacinas como a B19 ou RB51, é a principal medida de controle da doença e protege o rebanho. A falta de vacinação pode impedir o trânsito de animais e a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Ao menos 30 cabeças de gado foram vacinadas em visitas a duas propriedades nesta semana

Importância da vacinação

A vacinação evita perdas econômicas significativas, como abortos, queda na produção de leite e ganho de peso dos animais. Por ser uma zoonose, a brucelose pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, representando um risco para a população. “O controle da brucelose garante a oferta de produtos de origem animal mais seguros para o consumo”, frisou o prefeito.

Quem deve ser vacinado

Todas as fêmeas bovinas e bubalinas devem ser vacinadas entre 3 e 8 meses de idade.