Com o tema ‘Junto Salvamos Vidas’, Campo Mourão abre Semana Nacional do Trânsito nesta sexta

Com o tema ‘Junto Salvamos Vidas’, Campo Mourão abre nesta sexta-feira (16), a Semana Nacional do Trânsito, que prossegue até o próximo dia 23. Na cidade, a campanha de conscientização será aberta com uma palestra para idosos no barracão comunitário do Conjunto Fortunato Perdoncini, conforme divulgou a Assessoria de Comunicação da prefeitura.

O encontro será às 14 horas, onde também haverá confecção de carteirinhas de idosos. As ações são organizadas pela Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seimob), em parceria com a Polícia Militar e 8ª Ciretran.

No período, também o Pelotão de Trânsito do 11º BPM, deverá intensificar as blitze fiscalizatórias pela cidade. No município, conforme dados da PM, o uso de celular ao volante tem sido uma das principais infrações no trânsito e uma das que mais causam acidentes. Em segundo lugar está a falta do uso de cinto de segurança.

Via de regra, as duas principais situações que mais causam acidentes de trânsito no município são: o motorista conduzir o veículo distraído não prestando atenção na sinalização de trânsito, e motociclistas que trafegam em alta velocidade. O grande número de veículos também dificulta a mobilidade urbana e acaba contribuindo para que a cidade tenha um alto número de acidentes com vítimas. São mais de 70 mil veículos licenciados e, deste total, aproximadamente 17 mil são motocicletas e motonetas. Além disso, a cidade recebe diariamente um grande número de veículos de cidades vizinhas.

Programação

A programação pela prefeitura prossegue na segunda-feira (19), mais uma palestra aos idosos, no CRAS, Asa Leste, às 9 horas. Às 19 horas, no mesmo dia, está programado um passeio ciclístico para iniciantes com largada na Praça São José, em parceria com grupos de bike. A abordagem será sobre segurança no pedal, com distribuição de refletores para bikes.

Na terça-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal irá ministrar uma palestra para motoristas da prefeitura e da empresa responsável pelo transporte coletivo urbano. A ação será às 9 horas, no Centro da Juventude. Nesse mesmo dia a Diretran e Ciretran farão uma palestra para trabalhadores da empresa Consolata, às 15 horas.

Na quinta-feira (22), no Centro da Juventude, será proferida uma palestra para idosos. Por fim, na sexta-feira (23), o encerramento será marcado com uma ação referente à prevenção de acidentes, às 14 horas, na empresa JBS.

A Campanha

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no mês de setembro com o objetivo levar informações sobre segurança no trânsito ao maior número possível de pessoas. É uma semana dedicada à reflexão e conscientização para um trânsito mais seguro.

O Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Conselho Nacional de Trânsito, editou uma resolução que instituiu o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, cuja meta central é reduzir pela metade as mortes por acidentes até 2028 e, com isso, salvar 86 mil vidas.

As primeiras ações do novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no trânsito começaram em janeiro deste ano, com medidas relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, entre outros aspectos.