Com pandemia, aulas continuam sem previsão de retorno em Campo Mourão

Com pandemia de coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais, tanto da rede pública municipal e estadual quanto particular, continuam sem previsão de retorno em Campo Mourão. As atividades educacionais presenciais estão suspensas desde o início da pandemia, no mês de março. Em virtude da suspensão, a educação está funcionando por meio remoto. À distância. 

De acordo com o coordenador geral da prefeitura de Campo Mourão, Carlos Alberto Facco, também secretário do Desenvolvimento Econômico, a suspensão das aulas tem regulamento em decreto estadual em que está explícito em que tanto escolas públicas quanto particulares estão proibidas de aulas presenciais.

“Então não cabe ao município neste momento a definição em relação ao retorno das aulas. As aulas das escolas municipais não retornarão em um curto prazo. E as escolas estaduais e privadas tem vigência deste artigo do decreto estadual”, falou Facco, durante live transmitida na noite dessa quarta-feira (30), em que anunciou a abertura do comércio em horário normal a partir da próxima semana e a prorrogação do toque de recolher das 22 às 6 horas. 

“Portanto nos solidarizamos com as a empresas educacionais particulares. Estamos também tentando criar alternativas, mas dependemos de um posicionamento do Governo do Estado para uma posição”, acrescentou.

Campo Mourão tem 707 casos confirmados de Covid-19 dos quais 463 estão curados, 165 casos suspeitos, 385 monitorados e 14 óbitos por coronavírus. A taxa de ocupação da UTI-Covid da Santa Casa caiu para 40% (leitos SUS). Atualmente 6 pacientes estão internados em UTI, sendo 5 de Campo Mourão e 1 de Barbosa Ferraz.

Na Enfermaria-Covid, a taxa de ocupação está em 60% da capacidade com 15 pessoas internadas, sendo 13 pelo SUS e 2 por convênios particulares. Os pacientes internados são de Campo Mourão (10); Goioerê (1);  Moreira Sales (1); Janiópolis (1); Corumbataí do Sul (1);  e Ubiratã (1).