Com poucos meses de treinamento, atletas de wrestling se destacam em competição nacional

Mesmo com pouco tempo de treinamento, a maioria entre dois e oito meses, seis atletas de wrestling do Projeto Social Semeando Campeões (PSC), de Campo Mourão, apoiado pela Fundação de Esportes (Fecam), se destacaram em mais um campeonato na modalidade. Dessa vez, eles garantiram, juntos, sete medalhas (duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze) no Circuito Nacional Centro-Oeste de Wrestling 2025, realizado no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no sábado (17).

O treinador, Ricardo Batista, responsável técnico pelo projeto, falou com orgulho do empenho dos atletas, ressaltando o papel transformador do esporte na vida dos jovens atendidos pela iniciativa. “A competição tem grande relevância nacional, por contar pontos para o programa de bolsas olímpicas, o que atraiu atletas de elite de todo o Brasil. Mesmo assim, os representantes de Campo Mourão demonstraram garra e superação, enfrentando adversários muito mais experientes”, expressou.

Embora o PSC tenha iniciado no município há sete anos, com aulas gratuitas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, em 2024, a iniciativa expandiu para o treinamento da modalidade esportiva de wrestling.

Já na primeira competição que os recém-atletas participaram, em novembro do ano passado, na Copa Cambé de Wrestling, oito competidores mourãoenses trouxeram quatro ouros, uma prata e três bronzes para o município, evidenciando o potencial deles no esporte. Atualmente, 12 jovens treinam exclusivamente esse estilo de luta livre esportiva, enquanto outros 40 praticam tanto ele quanto o jiu-jitsu.

O destaque vem tendo impactos positivos para ampliar o apoio ao projeto. Batista revelou que mais uma conquista foi o anúncio recente de que a Itaipu Binacional patrocinará seis atletas do projeto para participarem do Campeonato Brasileiro de Wrestling. “Um importante passo na trajetória esportiva desses jovens”, disse o treinador.

Medalhistas no circuito nacional

Ouro
• Dionata Benedito
• Gabrielle Rodrigues

Prata
• Matheus Martinelli Santos

Bronze
• Arthur Fraile
• Pedro Enrique Santos
• Ricardo Batista Filho (com duas medalhas de bronze, uma no estilo livre e outra no greco-romana)

Veja mais fotos: