Com presença de bispo, capela da Vila Carolo é reinaugurada

A Capela Nossa Senhora do Pilar, na Vila Carolo, foi reinaugurada neste domingo (6), após ter passado por uma reforma geral. A celebração da missa com consagração do altar foi às 9 horas, presidida pelo bispo Dom Bruno Versari.

O pequeno templo católico, construído na década de 60, estava sob a responsabilidade da Fraternidade O Caminho desde 2006 até o fim do ano passado. Agora, depois da reforma, será reativado como capela da Catedral São José, com o nome original da padroeira Nossa Senhora do Pilar.

Segundo o padre da Catedral, Jurandir Aguilar, a capelinha teve o espaço do altar (presbitério) todo reformado e a intenção é que o local, que comporta até 200 pessoas, seja utilizado, por exemplo, para celebração de casamentos. “Como a Catedral é grande, muitos preferem um lugar menor para o matrimônio”, observa o padre.

Ele acrescenta que o local também será destinado a atendimento espiritual. Além de celebração de missas aos domingos, a capela continuará sendo utilizada pelo grupo de oração da Renovação Carismática, às quintas-feiras. Um muro novo foi construído no entorno e a casa nos fundos do terreno, onde moravam as freiras da Fraternidade, também passou por reformas para abrigar a família do diácono Jair Bertotti.

Construída pela família Carolo na década de 60 em sua propriedade rural, atualmente a capela pertence à Mitra Diocesana. No entorno surgiram loteamentos, além de instituições de ensino superior, como o campus da UTFPR. “Já foram adquiridos pela Mitra quatro terrenos nos fundos da capela, tendo em vista o crescimento dessa região da cidade”, explica o padre Jurandir.