Com público-alvo de 144 mil pessoas, ‘Dia D’ da vacina contra gripe mobiliza região neste sábado

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão e seus 25 municípios de abrangência, unem forças no “Dia D” de mobilização da vacinação contra a gripe, neste sábado (13). Com isso, os postos de Saúde estarão atendendo a população durante todo o dia. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em toda Comcam, que tem um público-alvo a ser vacinado estimado em 144,3 mil pessoas. Somente em Campo Mourão são 38.596 moradores. Veja na tabela abaixo o número por município.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, alerta à população para que não deixe de vacinar. Ela observa que o dia “Dia D” é realizado com a intenção de oportunizar a vacinação de moradores, que, por algum motivo, não conseguem ir às unidades de Saúde durante a semana. Evandra ressalta a responsabilidade dos pais em levar os filhos para tomar a dose da vacina. A enfermeira informa que todos os municípios estão abastecidos com doses da vacina. “Principalmente com a chegada do inverno, é importante que todos que fazem parte do público-alvo procurem a unidade de Saúde mais próxima de casa para a imunização”, pede.

Tradicionalmente, a vacinação contra a gripe era realizada simultaneamente em todo o País entre os meses de abril e junho, mas este ano, devido às diferenças de sazonalidade da doença, o Ministério da Saúde definiu que a vacinação na região Norte fosse realizada somente no segundo semestre. Na região, a cidade com a maior cobertura vacinal, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), é Quinta do Sol (25,37%). Até o início desta semana, as cidades de Boa Esperança e Nova Cantu não tinham registrado nenhuma dose aplicada, segundo o sistema nacional.

Grupos prioritários

Estão elencados como grupos prioritários 144.343 pessoas para receberem a vacina no na região de Campo Mourão. São elas: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Cada município define sua estratégia de vacinação, dentro dos grupos prioritários, podendo realizar chamamentos específicos, considerando o número de doses disponíveis.

Nesta semana, conforme a Sesa, o Paraná recebeu mais 308 mil vacinas da Influenza. Ao todo o Estado já recebeu 1.692.000 vacinas para a campanha de 2024. O primeiro lote recebido pelo governo federal com 440 mil vacinas foi distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no dia 18 de março, seguido por 944 mil vacinas, enviadas em 26 de março. A nova distribuição começou na terça-feira (9) para as 22 Regionais de Saúde do Estado, inclusive a de Campo Mourão, que posteriormente descentralizam as doses para os municípios.