Com recenseadores da região, IBGE fará ‘força-tarefa’ no fim de semana para encontrar ausentes em CM

Com a coleta de dados do Censo 2022 na reta final na Comcam, o escritório regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Campo Mourão, fará uma ‘força-tarefa’ no município, durante o fim de semana, para encontrar moradores ausentes durante as visitas dos recenseadores às residências.

O trabalho, que será intensificado já a partir de sexta-feira – na parte da tarde, após o jogo da Seleção brasileira – se estenderá durante sábado e domingo, informou o coordenador de área do IBGE em Campo Mourão, Marcos Vinicius Vicente.

Para os trabalhos, foram convocados supervisores e recenseadores que já concluíram o Censo na região. “Combinamos com estes profissionais para nos ajudar e tão logo finalizarmos a coleta de dados em Campo Mourão. Vamos trabalhar durante todo o fim de semana para conseguirmos encontrar os moradores ausentes. Muitos trabalham durante a semana não sendo encontrados em casa. E são estas pessoas que mais faltam para a finalização da coleta”, explicou Marcos Vicente, ao comentar que já há profissionais da região atuando em Campo Mourão na coleta dos dados.

Marcos Vicente informou que até a sexta-feira (9), o Censo será concluído nos demais municípios da Comcam. Porém o banco de dados ainda permanecerá aberto até a próxima semana para possíveis ajustes – casos de pessoas que não foram recenseadas. Em Campo Mourão, segundo ele, a meta é concluir os trabalhos até o dia 18 deste mês com a intensificação da coleta.

WhatsApp

Vale lembrar que em Campo Mourão, IBGE disponibilizou um número WhatsApp para que a população ainda não recenseada possa ligar agendando a entrevista: o número é: (44) 9.9181-0346. A população pode ligar para o número de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

“Os moradores que ainda não foram ouvidos pelos pesquisadores podem mandar mensagem para este número e agendar horário. Pedimos a contribuição da população”, falou Marcos Vicente. A principal dificuldade, principalmente em Campo Mourão, é que os recenseadores continuam não encontrando moradores nos imóveis.

A coleta de dados iniciou no dia 1º de agosto. Na região, a população será superior às últimas estimativas feitas, porém inferior ao último Censo, realizado em 2010, adiantou o IBGE sem ainda fornecer números.

Censo

O Censo vai traçar um panorama completo que ajudará na construção das políticas do país. Além da contagem populacional, a pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. Essas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.