Comcam aplicou 35.786 doses de vacinas contra influenza

Balanço preliminar da 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, que abrange os 25 municípios da região, aponta que desde o início da campanha contra influenza (gripe), a Comcam aplicou 35.786 doses de vacinas. Os números são referentes até a segunda-feira (24). A imunização teve início no dia 28 de março, sendo encerrada no dia 31 de maio.

Na Comcam, o público-alvo estimado pela Regional são 142.826 pessoas. A enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Evandra Cristina Pereira, lembra que a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção do vírus da gripe e suas complicações. O imunizante é trivalente, ou seja, protege contra 3 tipos de vírus: dois de influenza A e um de influenza B.

De acordo com o balanço, até a segunda-feira, Campo Mourão havia aplicado 9.119 doses. As outras cidades com o maior número de pessoas vacinadas são: Ubiratã (2.271), Goioerê (2.456), Campina da Lagoa (1.991), Terra Boa (1.967), Araruna (1.748) e Mamborê (1.721). Veja na tabela abaixo o número de doses aplicadas por cada cidade.

Neste ano, a campanha que está em sua 25ª edição foi iniciada de forma antecipada no Paraná e região. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde em nível Brasil é 10 de abril. Diferente dos anos anteriores, esse ano a ação é em uma só etapa, com 18 diferentes grupos, simultaneamente, pelo critério do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A meta da Saúde é atingir 95% dos grupos prioritários.

Os públicos-alvo da imunização são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Na Comcam, são esperados para vacinar 6.333 crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 16.028 crianças de 2 a 5 anos, 3.167 gestantes, 521 puérperas, 61.280 pessoas com 60 anos ou mais, 7.559 trabalhadores da Saúde, 324 povos indígenas, 24.977 moradores com comorbidades, 20 adolescentes em medidas socioeducativas, 715 presos, 135 funcionários só sistema penitenciário, 6.597 profissionais, 2 profissionais das forças armadas e 15.168 pessoas com deficiência. Evandra ressalta que todos os municípios estão abastecidos com doses da vacina. Ela reforça à população para que não deixe de se vacinar. Conclama aos pais para que levem seus filhos para se imunizar.

No Paraná, a meta é vacinar 4,6 milhões de pessoas. Esta é a 25ª Campanha de Vacinação contra a doença. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias, evitando novos óbitos e sobrecarga do sistema de saúde.

Doses aplicadas por cidade. *Números referentes até segunda-feira (24)

Sintomas

Os principais sintomas da gripe são: inflamação na garganta, febre (a partir de 38°), tosse, dores no corpo, fadiga e calafrio são os sintomas da Influenza. Ao sentir esses sintomas, essencialmente febre, a pessoa deverá, imediatamente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para o diagnóstico médico.