Comcam chega a 55 casos prováveis e 3 confirmações de dengue no novo ciclo
O informe semanal da dengue divulgado nessa terça-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 55 casos prováveis e 3 confirmações de dengue na região de Campo Mourão. Além disso, foram contabilizadas 79 notificações. O período sazonal 2024/2025, teve início em 28 de julho, prosseguindo até julho do próximo ano.
As cidades com confirmações da doença são Goioerê, com dois registros; e Peabiru, com um. São os primeiros casos da doença na região neste novo período epidemiológico. As cidades com notificações são Araruna (5), Campo Mourão (19), Fênix (4), Goioerê (13), Iretama (1), Janiópolis (3), Juranda (1), Luiziana (1), Moreira Sales (1), Nova Cantu (4), Peabiru (1), Quinta do Sol (8), Terra Boa (3), e Ubiratã (15).
O período anterior encerrou na região com 35.778 casos de dengue, 46.809 notificações, e 37.607 casos prováveis. Foram registradas ainda 16 mortes pela doença em nove municípios: Araruna (4), Boa Esperança (1), Campo Mourão (2), Iretama (3), Janiópolis (1), Luiziana (1), Moreira Sales (1), Quinta do Sol (2), e Ubiratã (1).
A cidade com o maior número de confirmações no ciclo anterior foi Campo Mourão, com 6.395 casos, seguida de Goioerê, com 4.447; Iretama, 2.853; Roncador, 3.575; e Araruna, 2.534. Apesar do clima frio e seco, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão informou que vem mantendo estratégias de combate à doença continuamente para evitar futuros surtos ou até mesmo epidemias de dengue.
A Regional alerta ainda a população sobre a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água. Estes locais servem de criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor também da Chikungunya e Zika vírus.
A título de Paraná, o boletim da Sesa traz mais 305 casos de dengue desde a última semana, sem óbitos. Somados aos dados do novo período epidemiológico, o Paraná contabiliza 5.785 notificações e 792 diagnósticos confirmados. Não houve nenhuma morte. Ao todo, 269 municípios já registraram notificações da doença e 135 possuem casos confirmados.
O boletim traz informações também sobre a Chikungunya e zika. Neste período houve o registro de um novo caso de Chikungunya e 33 notificações da doença no Estado. Não há notificações de zika vírus até o momento neste novo período epidemiológico.
Vacina
A região de Campo Mourão iniciou a vacinação contra a dengue. Na Comcam, um público de 21.186 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos será imunizado na primeira etapa da campanha. Somente em Campo Mourão são 6.130 pessoas. O Estado encaminhou à Regional uma remessa com 4.034 doses, já distribuídas aos municípios.
O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. É importante que, em casos de suspeita ou confirmação de dengue, as pessoas aguardem seis meses após a completa recuperação dos sintomas antes de receber a primeira dose.
Os pais e responsáveis devem levar seus filhos acompanhados da caderneta de vacinação, cartão SUS e CPF para a vacinação. Com aplicação da vacina espera-se que haja controle da doença, ao abranger os quatro sorotipos virais conhecidos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.