Conscientização no trânsito: Campo Mourão abre nesta quinta a Campanha Maio Amarelo

O município de Campo Mourão, em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran), Ciretran, polícias Militar, Estadual e Federal, Samu, clubes de motociclistas, secretaria municipal de Educação, e escolas, abre nesta quinta-feira (4), a Campanha Maio Amarelo. O movimento tem como tema, “No trânsito, escolha a vida”.

A solenidade de abertura oficial será a partir das 9 horas, no auditório da prefeitura. O prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, vereadores, secretários municipais, autoridades políticas locais e policiais, são esperados para o evento. Durante as ações do Maio Amarelo serão realizadas palestras em escolas, orientações para idosos, motociclistas, motoristas e pedestres, blitze educativas em parceria com a Polícia Militar, entre outras.

Realizado há 10 anos no Brasil, o Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre o trânsito. Para se ter ideia, Campo Mourão registrou em 2018, 24 mortes relacionadas a acidentes de trânsito, o maior número dos últimos anos, superando, inclusive, os homicídios, que inclui mortes violentas e lesões corporais graves, que foram 14, naquele ano. No período foram mais de 700 acidentes de trânsito computados.

As duas principais causas de acidentes no trânsito, conforme estatísticas da Polícia Militar, são embriaguez ao volante, falta de atenção à sinalização e uso do celular ao volante. Além disso, vale ressaltar o aumento da frota nos últimos anos, que passa de 70 mil veículos. Isso sem contar do trânsito de motoristas de outras cidades da região que vêm diariamente ao município.

O trânsito de Campo Mourão é 100% municipalizado. Conta com apoio de ações da Polícia Militar. O secretário da Seimob (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana), Ireno dos Reis Pereira, comentou que o município tem um trabalho permanente de educação no trânsito. Ele ressaltou que não há ‘nenhum interesse do poder público em aplicar multas. “Mas infelizmente é alto o número de autuações diárias por desrespeito a legislação”, lamentou.

A campanha

Realizado em 27 países, o “Maio Amarelo” é promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A abordagem é semelhante à adotada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção de doenças, como o Outubro Rosa, contra o câncer de mama, o Dezembro Vermelho, contra a disseminação da Aids.

Como nestes movimentos, o “Maio Amarelo” também usa um laço como símbolo, mas amarelo. A cor simboliza a necessidade de atenção ao problema. Vale lembrar que, ao lado de doenças cardiocirculatórias e de câncer, acidentes são uma das principais causas de mortes no Brasil.