Contribuintes de Campo Mourão podem destinar até R$ 3,3 milhões para entidades

Se os mais de 6 mil contribuintes que têm Imposto de Renda a pagar em  Campo Mourão autorizassem abater do valor a ser pago em prol dos fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente, seriam destinados até R$ 3,3 milhões para as entidades que cuidam dessas pessoas. Até 6 por cento do valor do IR que seria pago aos cofres do governo podem ficar no município.

“A destinação dos seis por cento do IR pago pelas pessoas físicas não só é permitida pela Receita Federal como também incentivada, pois ao doarem os contribuintes estão deixando de enviá-los para os cofres federais”, esclarece Silvia Andreia Rocha, assessora da campanha.

As doações podem ser feitas diretamente pelo contribuinte para um fundo de sua escolha. No caso da cidade de Campo Mourão, os FIAs (Fundos da Infância e da Adolescência) são coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). O Fundo Nacional do Idoso também pode receber as doações e são administrados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI).

“Acreditamos que somente fazendo a nossa parte, sem esperar do governo, podemos ajudar de verdade. Contamos sempre com os contadores para estimular os contribuintes a doarem uma parte do seu Imposto de Renda”, afirma Andreia. Tanto pessoas físicas quanto empresas podem doar, mas cada uma aproveita de benefícios diferentes.

As pessoas físicas podem doar até 31 de dezembro de 2020, data limite para conseguir deduzir até 6 por cento. Já se a doação ficar para o próximo ano, ou seja, diretamente pela declaração do IR até a data limite para declarar, a dedução não pode ultrapassar 3 por cento. “Por isso reforçamos a campanha no fim do ano”, justifica.

Já para as pessoas jurídicas, as doações podem abater até 1 por cento, e esse benefício somente vale para as empresas que são tributadas pelo Lucro Real. A possibilidade de deduzir doações no Imposto de Renda ainda é pouco conhecida, mas já está se espalhando pelo País. “Os números podem crescer muito”, observa Silvia.

Doação

Depois de calcular o valor, é o próprio contribuinte que efetua a transferência para um dos fundos, através dos dados bancários. Quem preferir pode manter contato com  o contador ou com o Sindicato dos Contadores pelo Fone (44) 3523-7851 (Av. Irmãos Pereira, 963 – centro, Centro Empresarial Cidade 1º andar, sala 6).

Uma vez que a transferência tiver sido feita, o contribuinte deve entrar em contato com o fundo escolhido para conseguir o recibo que comprova a doação. Com ele em mãos, no momento da declaração, basta procurar as fichas da declaração, no lado esquerdo da tela, selecionando o item “Doações Efetuadas”.