Coronavírus avança e Campo Mourão confirma o terceiro caso

Mesmo com todas as medidas de enfrentamento adotadas pela secretaria de Saúde, inclusive o isolamento social, o Coronavírus (Covid-19) avança em Campo Mourão e assusta a população. Boletim divulgado às 18 horas desta segunda-feira (30), revela que a cidade confirmou mais um caso da doença. Trata-se de um homem de 59 anos de idade. Ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa há alguns dias. A vítima não tem histórico de viagens ou doenças crônicas. É o terceiro caso de Covid-19 confirmado até o momento na cidade. 

Ainda de acordo com o boletim, Campo Mourão tem 15 casos suspeitos, da doença. Além disso, 70 pessoas estão sendo monitoradas com sintomas gripais e outros 49 casos foram descartados.  “É uma notícia triste que não gostaríamos de estar dando”, falou o secretário da Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, ao anunciar os números. 

De acordo com o secretário a Santa Casa de Campo Mourão está com 6 pacientes internados na “UTI Covid” sendo quatro de Campo Mourão; um de Iretama, já confirmado para Covid-19; e outro de Araruna com suspeita da doença, que deu entrada nesta segunda-feira no hospital. Seu estado de saúde é grave. No Pronto Socorro há mais dois pacientes internados com suspeita da doença, um em leito de UTI e outro em leito comum.  “O agravo de saúde pela doença é muito rápido”, alertou Santos.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania) comentou a situação em live transmitida na noite de domingo (29). “Quando a gente fala para ficar em casa e se resguardar é porque queremos o bem das pessoas”, falou. De acordo como gestor, a administração está em constante diálogo com o Comitê de Crise do Coronavírus,  e empresários para a tomada de decisões. “Neste momento temos que tomar todas as decisões pensando na população, no empresário e no trabalhador”, afirmou. 

O decreto do município, determinando o fechamento do comércio e isolamento social em Campo Mourão, encerra no dia 4 de abril. O prefeito disse que o Governador do Estado já sinalizou que vai prorrogar por mais dez dias o isolamento social no Paraná. “Esta semana vamos discutir para ver que caminho tomar. Pode ter certeza que vai o melhor caminho para todos, ouvindo os empresários e a área da saúde”, afirmou. 

Tezelli adiantou que certamente as aulas não serão retomadas na rede municipal. “Se os casos do vírus continuarem em uma crescente muito grande até dia 4 tomaremos uma decisão, mas se as coisas se estabilizarem a decisão é outra”, ressaltou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo boletim sobre Covid-19 na tarde desta segunda-feira (30). De acordo com os dados, a região da Comcam tem 39 casos descartados da doença e 10 em investigação.  Até o momento são 6 casos confirmados de Coronavírus.

Conforme a Sesa, casos em investigação são em Campo Mourão (1); Goioerê (5); Terra Boa (1); Janiópolis (2); e Moreira Sales (1). Já os casos descartados são: Campo Mourão (30); Goioerê (2); Terra Boa (2); Ubiratã (3); Moreira Sales (1); e Araruna (1). 

Os municípios com casos confirmados na Comcam são Campo Mourão (3), Peabiru (1), Iretama (1), e Goioerê (1). O caso de Goioerê é importado da Venezuela. Dados do boletim registram atualmente 160 casos confirmados – cinco não residem no Estado –, destes, três óbitos, 2.877 casos descartados e 484 em investigação.