Correios vão receber cartas online para o Papai Noel

A pandemia de coronavírus obrigou os Correios a modificar a tradicional campanha natalina de recebimento de cartas para o Papai Noel e a entrega de presentes durante uma festa para as crianças em dezembro. Este ano as cartas deverão ser postadas na internet, onde também os “padrinhos” terão acesso e a entrega dos presentes será feita pelos Correios na própria casa dos contemplados.

O lançamento do projeto Papai Noel dos Correios 2020 Digital foi realizada na quarta-feira (18) e vai até o dia 18 de dezembro. “A adoção dos pedidos das crianças  também será 100 por cento online e digital”, explica o gerente dos Correios de Campo Mourão, José Alves. Os padrinhos que escolherem cartas devem levar os presentes na agência dos Correios.

Ele explica que as cartinhas ao Papai Noel devem ser escritas a mão, fotografadas ou digitalizadas para envio ao Blog da campanha http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios. “É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida”, orientou o gerente. 

As correspondências, que atenderem aos critérios estabelecidos pelo projeto para adoção, estarão publicadas no Blog. Alunos da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental e crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos também podem encaminhar as suas cartinhas.

As cartinhas disponíveis e as sugestões de locais para entrega dos presentes vão aparecer no blog conforme a base da localidade informada pelos interessados na adoção do pedido, que será confirmada pelo e-mail cadastrados pelos padrinhos. A visualização das cartinhas adotadas estará disponível na seção Minhas Cartas da página de adoção online pelo Blog.

 “Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente do bem que une esforços dos Correios, empregados e voluntários para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, observou José Alves.

A campanha foi iniciada há mais de 30 anos, quando os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses sonhos do papel. Com o passar dos anos, essa ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de generosidade. 

Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010 os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel. A campanha estimula as crianças no desenvolvimento de redação de cartas, prática que permite valorizar a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar.

Algumas regras do projeto

– A imagem da carta, que deve ser manuscrita, deverá estar em formato JPG ou PNG, ter no máximo 150 dpi e tamanho de até 2 Mb;
– Será aceita apenas uma carta por criança;
–  Serão aceitas cartas de crianças de sociedade em geral de até 10 anos de idade;
–  Serão aceitas cartas de crianças de escolas da rede pública de ensino, escolhidas pela secretaria de educação estadual ou municipal, que estão na Educação Infantil (creche e pré-escola) ou no Ensino Fundamental até o 5º ano, independente da idade;
– Serão aceitas cartas de crianças com deficiência, independentemente da idade;
 – O cadastro deverá estar devidamente preenchido com os dados pessoais, endereço completo e pedido da criança;
 – Não serão selecionadas cartas que contenham no corpo do texto endereço e telefone. A identificação da criança será realizada no momento do cadastro e não será divulgada para os padrinhos, em nenhuma hipótese.