‘Cursinho Solidário’ em Campo Mourão promove preparatório para vestibulares e Enem

Estão abertas, até esta quinta-feira (20), as inscrições para o “Cursinho Solidário 29 de Abril”, um projeto desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão. As aulas gratuitas visam preparar estudantes da educação básica e egressos da rede pública de ensino para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo será por meio de prova objetiva, contendo 40 questões.

Há 110 vagas disponíveis, sendo 88 para ampla concorrência e 22 para cota racial, destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros ou pardos. Ainda, do total de vagas de ampla concorrência, 30 serão destinadas a candidatos indicados pelas escolas por meio de carta de recomendação.

Podem participar da seleção pessoas que tenham ensino médio completo ou estejam cursando o último ano do ensino médio normal ou técnico, desde que não seja curso da UTFPR. Além disso, os candidatos também precisam ter cursado a última etapa da educação básica integralmente em escolas públicas da rede municipal ou estadual de ensino.

Além disso, os interessados não podem ser graduados nem estarem regularmente matriculados em cursos de graduação. Por fim, as vagas também não são permitidas para pessoas que tenham feito cursos pré-vestibulares ou preparatórios para o Enem em instituições privadas. É necessário cumprir, pelo menos, um dos requisitos informadas interiormente para se candidatar.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada pela internet, preenchendo o seguinte formulário: https://tinyurl.com/mr8kwwwx, que está disponível no link da Bio do perfil do projeto no Instagram: @cursinho_29deabril. A taxa de inscrição on-line é de R$ 20,00, cujo pagamento pode ser feito via Pix, no ato da inscrição, por meio do seguinte link: https://nubank.com.br/cobrar/39c20/678a714f-6b65-4ed6-b020-e968904eea71. Caso o candidato opte por pagar em dinheiro, no dia da prova, haverá um acréscimo no valor, totalizando R$ 25,00.

Carta de recomendação

De acordo com o edital de seleção do curso pré-vestibular da UTFPR de Campo Mourão, as escolas da rede pública do município poderão indicar até dois estudantes. O prazo para a formalização da indicação se mantém até o dia 20 de fevereiro, enviando a carta para o seguinte e-mail: [email protected]. Mesmo recebendo a recomendação, todos os alunos deverão realizar a prova de seleção.

Iniciativa do curso

O cursinho iniciou em 2016, por uma iniciativa conjunta do Diretório Central dos estudantes, sob coordenação geral do professor Gustavo Pricinotto, do Departamento Acadêmico de Química. “Ele surgiu do interesse dos envolvidos em contribuir com o maior acesso de estudantes da rede pública de Campo Mourão e região”, explicou o docente.

Segundo Pricinotto, a escolha do nome do projeto, “Cursinho Solidário 29 de Abril”, foi uma forma de eternizar a data, referente ao ano de 2015. “O dia ficou marcado pela forma cruel e descabida que o governo do Paraná agiu diante da manifestação pacífica de professores da rede pública do Estado. Durante o massacre realizado pela força policial, mais de duzentos servidores ficaram feridos”, informou ele.

O preparatório, sem nenhum custo de mensalidade, já beneficiou mais de 700 pessoas. De acordo com Pricinotto, após finalizar cada ano de formação, que inicia em março e vai até outubro, na véspera do Enem, a equipe do projeto acompanha os alunos nas aprovações e nos processos de matrículas.

“Nos últimos três anos, tivemos aproximadamente setenta por cento dos alunos aprovados em universidades públicas ou pelo ProUni. Além disso, nesse mesmo tempo, mantivemos uma média do ENEM acima de seiscentos e da redação acima de setecentos”, relatou o coordenador. Diante do impacto positivo que a iniciativa vem gerando na sociedade, em 2024, ela recebeu o prêmio Codecam, de melhor projeto envolvendo a comunidade.

Atualmente, a equipe é composta por 30 pessoas, incluindo bolsistas, voluntários e professores coordenadores. “O projeto é composto por alunos da UTFPR, pessoas da comunidade externa, professores da rede estadual, professores da UTFPR e, inclusive, por ex-alunos do cursinho”, disse. Nas aulas, que ocorrem aos sábados, das 8h45 às 16h50, é abordada toda a matriz base do Enem, incluindo as disciplinas regulares da educação básica.

Serviço

Mais informações, edital de abertura do processo seletivo e formulário de inscrição podem ser acessados aqui. O projeto também conta com o apoio da comunidade em geral, com doações de cafés, bolachas ou valores financeiros para a aquisição de alimentos que são servidos diariamente aos participantes da iniciativa. Para consultar formas de colaborar, os interessados podem entrar em contato pelo direct do perfil do projeto no Instagram: @cursinho_29deabril.