Curso da PMPR forma policial e cão do Batalhão de Campo Mourão em Curitiba

O 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM), com sede em Campo Mourão, passou a contar com um reforço altamente qualificado em suas operações com cães nesta semana. O Cabo Frankin Quadros Camargo dos Santos e o cão de trabalho K-9 Stark concluíram o VII Curso de Cinotecnia da Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizado em Curitiba. Segundo a corporação, a formação representa um avanço importante na especialização da unidade, especialmente no combate à criminalidade e apoio a ações táticas.

A formatura aconteceu no Quartel do Comando-Geral da capital paranaense, com 39 formandos. Durante a solenidade, os três primeiros colocados do curso foram homenageados. Também foram realizadas atividades práticas com os cães de serviço, incluindo simulações de abordagens com resistência ativa.

O Cabo Frankin Quadros Camargo dos Santos e o cão de trabalho K-9 Stark do 11º Batalhão de Polícia Militar, de Campo Mourão, realizaram o VII Curso de Cinotecnia da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Curitiba

Nessas situações, um cão treinado para proteção foi empregado na contenção de um suspeito, demonstrando de forma controlada uma alternativa considerada eficiente e proporcional no uso diferenciado da força. Entre os presentes, participaram do momento representantes da PMPR, do Tribunal de Justiça do Paraná, da Polícia Penal do Paraná e outros.

Segundo o Batalhão de Campo Mourão, a presença do Cabo Quadros e do cão Stark no curso representa não apenas uma conquista individual, mas também um ganho institucional para o 11º BPM, que reforça sua capacidade operacional com a inclusão de profissionais treinados nas mais modernas técnicas de cinotecnia.

“O 11º BPM se orgulha de contar com profissionais como o Cabo Quadros e com cães como o Stark, que demonstram dedicação, coragem e comprometimento com a missão policial militar”, destacou, em nota, a corporação.

Durante a solenidade, foram realizadas atividades práticas com os cães de serviço, incluindo simulações de abordagens com resistência ativa. Foto – Cb. Mauro Berg/CCOMSOC PMPR

O curso

O curso, que teve duração de 40 dias e carga horária total de 315 horas, foi voltado à capacitação de policiais militares para atuarem de forma especializada com cães em diversas frentes de segurança pública.

A formação incluiu disciplinas técnicas e operacionais como faro de drogas e armas, busca e captura de pessoas, guarda e proteção, policiamento embarcado (em embarcações e aeronaves), sobrevivência em ambientes hostis, noções de veterinária, legislação aplicada e APH K-9 (atendimento pré-hospitalar voltado ao cão de serviço).

Durante a formação, os participantes também colocaram os conhecimentos em prática em operações reais na região de Curitiba, contribuindo diretamente para a segurança da população e testando a eficácia do treinamento em situações de campo.