De alta hospitalar, Tureck chegou a Campo Mourão na tarde desta quinta-feira

Internado desde o dia 2 de setembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, infectado por coronavírus (Covid-19), o ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Podemos), chegou ao município nesta quinta-feira (1). Ele desembarcou no aeroporto municipal Coronel Geraldo Guia de Aquino por volta das 17 horas. Foi recebido pelas filhas, familiares e amigos mais próximos. 

“Ele ainda está respirando com a ajuda de oxigênio. Vai precisar de diálise e fisioterapia, mas de maneira geral está bem, graças a Deus”, falou a filha Karla Tureck. Ainda se recuperando, Tureck está se locomovendo utilizando uma cadeira de rodas. O ex-prefeito não pôde falar com a reportagem da TRIBUNA para não forçar. “Ele ainda está se recuperando e não pode forçar”, justificou Karla. 

Ela disse que Tureck será acompanhado por seu cardiologista em Campo Mourão, o médico Heráclito de Mello Nogueira. “Ele veio em uma situação que todo atendimento pode ser prestado aqui por Campo Mourão”, falou a filha. 

Tureck deu entrada na Santa Casa de Campo Mourão no dia 1º deste mês após procurar atendimento na UPA (Unidade Pronto Atendimento). Inicialmente ficou hospitalizado na Enfermaria-Covid, mas foi transferido para a UTI. Na manhã seguinte foi transferido de avião ao Hospital Albert Einstein. Ele apresentou sintomas de coronavírus uma semana antes do seu atendimento na UPA. 

O ex-prefeito chegou a ter 90% dos pulmões comprometidos pelo vírus e correu sério risco de morte.  Tureck é conhecido em Campo Mourão pelo bordão “Deus o livre!”. Sua situação comoveu toda a cidade.