Deficiente visual exemplo de superação é eleito presidente de associação de bairro

O deficiente visual Amilton Machado, 38 anos, foi eleito no sábado (4), o novo presidente da Associação de Moradores da Vila Guarujá, em Campo Mourão. Ele obteve 91 votos, contra 27 do atual presidente, Valdecir dos Santos. Morador do bairro há 30 anos, Amilton é conhecido pelo exemplo de superação. Mesmo sem enxergar nada, ele executa uma série de tarefas e até anda de bicicleta, sem ajuda de ninguém.

Quando decidiu concorrer a presidente do bairro ele apresentou várias reivindicações para melhorar as condições de vida dos moradores. Entre os projetos está a construção de um salão comunitário, uma horta, acesso a academia da 3ª idade, assim como especialidades médicas para a Unidade de Saúde.

Amilton já foi personagem de uma reportagem especial da TRIBUNA no ano passado. Além de percorrer as ruas do bairro sozinho, ele reconhece até o latido dos cães. Casado, tem um casal de filhos. A esposa, Beatriz, trabalha na sede do município, por isso ele é quem faz as tarefas domésticas e está sempre envolvido com as questões comunitárias.

Na entrevista à TRIBUNA ele contou como perdeu a visão, aos cinco anos de idade, quando a família morava no sítio, em Pitanga. “Eu brincava de estilingue com um amiguinho e pegamos um vidro de veneno da lavoura pra ser o alvo. Enquanto eu carregava o frasco, o amigo acertou a pedra em cheio. O líquido altamente tóxico atingiu meus olhos e desde esse dia nunca mais enxerguei”, relata.

Com a ajuda da mãe, Amilton foi aprendendo a se reinventar. Aos oito anos, já morando na Vila Guarujá, começou a estudar no Colégio Estadual numa sala especial, onde aprendeu a leitura em braile. “Até os meus 18 anos jamais havia usado uma bengala. Tinha vergonha. Eu mesmo tinha preconceito do meu problema”, revelou ao jornalista Dilmércio Daleffe.

A vida de Amilton é marcada por vitórias, inclusive sobre o vício das drogas. A vitória na eleição da associação foi só mais uma. Hoje ele sabe quase todos os nomes de ruas e avenidas da cidade e anda sozinho como qualquer outra pessoa. Além da renda da esposa, um benefício que recebe do governo ajuda nas despesas da família.

Outra eleição

No domingo (5), também foi realizada eleição na Associação de Moradores da Comunidade Km 128, onde também teve disputa. A vencedora foi Maria Luiza, que recebeu 96 votos contra 67 do adversário, Feliciano Gabriel.

A nova presidente é dona de uma chácara na comunidade e trabalha em uma empresa de prestação de serviços na sede do município. “Uma das prioridades é a reforma no barracão da nossa associação. Além disso, vamos reunir os moradores para juntos elegermos outras prioridades”, disse ela.