Dengue: Saúde inicia novo ciclo com 2 casos já confirmados e 19 notificações na região

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana um novo período epidemiológico da dengue que prossegue até o dia 27 de julho de 2024, conforme o calendário epidemiológico definido pelo Ministério da Saúde. Com isso, a contagem foi zerada pelos municípios para este novo ciclo.

O levantamento divulgado aponta que na 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, que compreende 25 municípios da Comcam, já há dois casos confirmados e 19 notificações. As duas confirmações são autóctones, ou seja, transmitidas no município de origem do paciente contaminado.

O boletim traz ainda 19 prováveis casos, cujos exames aguardam confirmação laboratorial. Os casos confirmados na região são em Goioerê e outro em Roncador. As notificações registradas neste novo período sazonal são em Barbosa Ferraz (3), Campo Mourão (5), Goioerê (2), Iretama (2), Quinta do Sol (5) e Roncador (2).

O ciclo anterior, encerrado no começo deste mês, registrou 385 confirmações e 3.677 notificações de dengue na Comcam, uma drástica redução em relação ao período anterior (2021/22), quando foram computadas 8.829 confirmações e 14.012 notificações. No ciclo de 2020/21 foram 2.259 casos confirmados e 9.487 notificados.

No ciclo encerrado recentemente, nenhum município da região enfrentou epidemia. No anterior, das 25 cidades da Comcam, Campo Mourão e Terra Boa decretaram o status, com 3.191 e 1.633 confirmações, respectivamente.

Paraná

A nível de Paraná, de acordo com o primeiro o informe do período que acaba de começar, o Estado registrou 1.895 notificações de dengue, com 188 casos confirmados. Outros 489 casos foram descartados. Apenas as regionais de Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco e Cianorte não registraram casos confirmados nesse primeiro boletim.

O documento ainda mostra o panorama dos casos de febre chikungunya, com a confirmação de dois casos autóctones – contraídos no município de residência do paciente – e nenhum óbito. Não há registro de casos confirmados de zika, somente duas notificações.

O último período sazonal da dengue registrou 108 mortes em todo o Paraná. Os dados da publicação contabilizaram 135 mil casos confirmados de dengue de julho de 2022 a julho de 2023. A saúde alerta a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, pois os ovos presentes nos criadouros podem permanecer viáveis por mais de um ano, mesmo nos períodos de temperatura mais baixa e em ambiente seco.

Nos dias 24 e 25 de agosto, uma equipe do Ministério da Saúde da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses estará em Curitiba para discutir e apresentar estratégias de incorporação de novas tecnologias para o controle do vetor, visando a prevenção e redução dos impactos causados pelas Arboviroses. A reunião contará com a presença da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesa/PR e representantes de quatro municípios elencados pelo Ministério da Saúde.